DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
1º SEMESTRE 2011 –
Disciplina Pós-Gradução - Projetos de pesquisa: leituras sobre o método e técnicas na sociologia da educação.
Responsável – Maria da Graça Jacintho Setton
1)15 de março
Apresentação do curso
2)22 de março
A predisposição ao trabalho intelectual
BRANDÃO, Zaia. Conversas com pós-graduandos. In: Pesquisa em educação - conversas com pós-graduandos. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-RJ, 2002, p.15-26.
BRANDÃO, Zaia. Entre questionários e entrevistas. In: Pesquisa em educação - conversas com pós-graduandos. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-RJ, 2002, p.27-46.
3)29 de março
O fazer sociológico
(distribuição de leituras pelos alunos)
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Ed.70, 1999, p.13-34. (Introdução)
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965, p.9-32. (Capítulo 1-A Promessa)
NISBET, Robert. A sociologia como uma forma de arte. In Revista Plural, USP, São Paulo, 2000, 7, pp. 111-130.
Leitura Complementar:
BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986.
BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In: _________. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1980, p.16-20.
4)05 de abril
Por uma sociologia reflexiva
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Ed. Difel, 1989. Lisboa. (Introdução a uma sociologia reflexiva, pp.17-58)
Leitura Complementar:
O campo e os sujeitos da pesquisa
BOURDIEU, Pierre. Miséria do Mundo. Ed.Vozes.(Compreender. Pp. 693-732)
Apresentação projetos alunos
5)Dia 12 de abril
19 de abril - Semana Santa não haverá aula
6) Dia 26 de abril
Sandra e Ana Paula (eixo escola)
Leia o projeto "A formação do coordenador pedagógico frente às dificuldades e desafios enfrentados na atuação", de Sandra Macedo
Leia o projeto "Educação integral e ampliação do tempo escolar: uma análise do programa 'Mais Educação' no município de Londrina/PR", de Ana Lúcia Ferreira da Silva
7) Dia 03 de maio
Tiago e Diana (aspectos difusos da cultura)
Leia o projeto "Como a relação entre professor e aluno, no ensino fundamental 1, influencia no sucesso ou fracasso escolar", de Diana Tatit
Leia o projeto "Mitocrítica do discurso: (o) caso da Tom Jobim", de Tiago Lazzarin Ferreira.
Tiago e Diana (aspectos difusos da cultura)
Leia o projeto "Como a relação entre professor e aluno, no ensino fundamental 1, influencia no sucesso ou fracasso escolar", de Diana Tatit
Leia o projeto "Mitocrítica do discurso: (o) caso da Tom Jobim", de Tiago Lazzarin Ferreira.
8) Dia 10 de maio
Gilmara e Denise (eixo infância)
Leia o projeto "O papel da apreciação da paisagem na produção de desenhos com crianças de seis a sete anos – Uma proposta de investigação didática", de Denise Nalini
Leia o projeto "Projeto de pesquisa: Livros e personagens negros na literatura infantil e juvenil", de Gilmara Guedes
Leia o projeto "O papel da apreciação da paisagem na produção de desenhos com crianças de seis a sete anos – Uma proposta de investigação didática", de Denise Nalini
Leia o projeto "Projeto de pesquisa: Livros e personagens negros na literatura infantil e juvenil", de Gilmara Guedes
9) Dia 17 de maio
Jorge (eixo comunidade)
Leia o projeto "Educação Física na Educação do Campo: possibilidades de um currículo multicultural numa escola de assentamento", de Jorge Eto
Leia o projeto "Educação Física na Educação do Campo: possibilidades de um currículo multicultural numa escola de assentamento", de Jorge Eto
10) Dia 24 de maio
Tania e Eugenia (eixo instituição)
Leia o projeto "Relações, retóricas e reações (des)construídas: articulações entre a comunidade escolar, sociedade e gestão publica no cumprimento da LDB alterada em janeiro de 2003", de Tania Pedrina Portella
Leia o projeto "Levantamento e análise dos debates realizados na Assembléia Provincial de São Paulo quando da elaboração da Lei 09/1874, que instituiu o ensino primário obrigatório na província", de Eugênia Netto.
Leia o projeto "Relações, retóricas e reações (des)construídas: articulações entre a comunidade escolar, sociedade e gestão publica no cumprimento da LDB alterada em janeiro de 2003", de Tania Pedrina Portella
Leia o projeto "Levantamento e análise dos debates realizados na Assembléia Provincial de São Paulo quando da elaboração da Lei 09/1874, que instituiu o ensino primário obrigatório na província", de Eugênia Netto.
11) Dia 31 de maio
Marcelo e Hellen (eixo ciência)
Leia o projeto "ATIVIDADE CIENTÍFICA E PLÁGIO: Análise das percepções dos graduandos em Administração em quatro Instituições do Ensino Superior do Município de São Paulo", de Marcelo Krokoscz (em PDF).
Leia o projeto "Atitudes de estudantes no contexto brasileiro do Ensino Médio em relação à teoria da evolução biológica", de Helenadja Mota Rios Pereira (em PDF).
Leia o projeto "ATIVIDADE CIENTÍFICA E PLÁGIO: Análise das percepções dos graduandos em Administração em quatro Instituições do Ensino Superior do Município de São Paulo", de Marcelo Krokoscz (em PDF).
Leia o projeto "Atitudes de estudantes no contexto brasileiro do Ensino Médio em relação à teoria da evolução biológica", de Helenadja Mota Rios Pereira (em PDF).
12) Dia 07 de junho
Emerson e Renata
Leia o projeto "A constituição do campo da pedagogia social no Brasil", de Emerson Zoppei
Leia o projeto "O papel da educação na efetivação de práticas responsáveis de consumo", de Renata Pistelli
Leia o projeto "A constituição do campo da pedagogia social no Brasil", de Emerson Zoppei
Leia o projeto "O papel da educação na efetivação de práticas responsáveis de consumo", de Renata Pistelli
13) Dia 21 de junho
Thais e Ludmila
Leia o projeto "Cultura e Juventude: a apropriação de equipamentos de cultura no Lajeado", de Thais Blasio Martins
Leia o projeto "As intervenções violadoras e garantidoras de direitos: uma análise da atuação do direito e seus operadores no trabalho de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes", de Ludmila Nogueira Murta
Leia o projeto "Cultura e Juventude: a apropriação de equipamentos de cultura no Lajeado", de Thais Blasio Martins
Leia o projeto "As intervenções violadoras e garantidoras de direitos: uma análise da atuação do direito e seus operadores no trabalho de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes", de Ludmila Nogueira Murta
Avaliação – Participação em aulas, seminários e reelaboração dos projetos de pesquisa.
Entrega Projeto Reelaborado – 30 de julho de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário