Chamadas públicas

Chamada de artigos e resenhas para Dossiê

Estimados colegas,

"Estarão as escolas saturadas de sociólogos e dos seus inquéritos?" é o
tema central do próximo número do Jornal de Sociologia da Educação.
Encontra-se em anexo o texto de apresentação/convite ao envio de
contribuições, que também pode ser consultado na página do Jornal, em:
https://jornalsocedu.wordpress.com/
Apelamos ao envio de contribuições até dia 20 de março de 2019 para
educacao@aps.pt. Mantém-se aberta, em permanência, a recepção de
contribuições para as restantes rubricas do Jornal.

Saudações associativas,
Coordenação da Secção de Sociologia da Educação
APS




Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação em Educação
Revista Práxis Educativa


1 – TítuloJovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas 
2 – Editoras convidadas:
Miriam Leite (UERJ)
Vitor Sérgio Ferreira (ULisboa)
Valéria Floriano Machado (UFPR)
3 - Prazo de submissão: de 30 de outubro de 2018 a 31 de março de 2019.
4 – Previsão de publicação: março a junho de 2019.
5 - Tipos de textos esperados:
- Artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê
- Resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos
6 - Justificativa: 
A última década do século XX foi palco de criativas e inesperadas manifestações políticas, que seguem resistindo e insistindo, até os dias de hoje, na possibilidade de alternativas ao chamado Consenso de Washington. Desde a Batalha de Seattle, passando pela Primavera Árabe e as ocupações estudantis na América Latina, muitas e diversas têm sido as recentes ações de contestação política que contam com expressiva participação de jovens e estudantes de diferentes graus de ensino..
Práticas de contestação mais individualizadas e cotidianas tendem também a disseminar-se entre as mais novas gerações, como críticas e alternativas às possibilidades concedidas pelo neoliberalismo em termos de consumo e de produção, em áreas como alimentação, energia, habitação, entre muitas outras esferas dos estilos de vida, como, entre outros, podem exemplificar o movimento slow e o veganismo.
Neste cenário, não deixa também de haver uma larga faixa juvenil politicamente pouco empenhada, desinteressada dos temas relacionados com a vida pública, o bem comum e a participação política, e pouco ou nada mobilizada socialmente perante os novos desafios do futuro global.
Dossiê Jovens e ativismos em (des)construção: socializações e (in)ações políticas busca contribuir para a problematização desse quadro, pelo convite ao debate acadêmico em torno aos processos de socialização dessas/es ativistas, assim como das amplas parcelas das populações jovens que não se engajam em tais movimentos e/ou aderem a perspectivas políticas conservadoras. Interessam pesquisas e ensaios teóricos de autoria nacional ou internacional no âmbito dos estudos da juventude, com contribuições inovadoras e relevantes nas temáticas que se seguem:
- Processos e contextos de socialização que permitam compreender diferentes formas de engajamento e/ou não engajamento político de jovens na atualidade;
- Práticas, pautas e motivações dos (in)ativismos e (in)ações políticas entre jovens na contemporaneidade, com destaque para formas de agenciamento em terrenos online e/ou offline;
- Problematizações inovadoras e/ou críticas de conceitos pertinentes à reflexão teórica sobre (in)ativismo político entre jovens na contemporaneidade, tais como socialização, individualização, individuação, subjetivação, sujeito, agência, decisão, protagonismo, entre outros.
As diretrizes para autores podem ser encontradas no site da revista:
  



CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS



Neste mês da Consciência Negra, a revista
Cadernos Cenpec está com submissão aberta de artigos para compor um especial sobre Equidade Racial na Educação.
A edição será em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).
As diretrizes para envio dos textos estão disponíveis no portal da revista: cadernos.cenpec.org.br



Prazo de submissão de artigos: 10 de dezembro de 2018

Este é um lembrete de que o prazo para submissões de propostas de DossiêsTemáticos para a revista Sociologias encerra-se em 4 de novembro próximo.
O edital pode ser acessado na página do Programa de Pós-Graduação emSociologia da UFRGS, no seguinte link:
https://www.ufrgs.br/ppgs/index.php?formulario=noticias&metodo=0&id=401&voltar=sim

Cordialmente
Equipe EditorialSociologiaswww.seer.ufrgs.br/sociologiasSociologiasRevista do PPGS-UFRGShttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias



Aviso de Chamada da Revista Inter-Ação UFG, para 2019

A revista Inter-Ação informa que suas próximas chamadas, referentes ao volume 44 números 1, 2 (em breve) e 3 (2019), a serem divulgadas no mês de setembro de 2018, serão dedicadas às seguintes temáticas:
1. Volume 44 Número 1 (jan./abr. 2019):
Dossiê Pobreza, Desigualdades e Educação: novas concepções ou velhos dilemas?
Coordenação: Profa. Dra. Karine Nunes de Moraes (UFG), Profa. Dra. Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG), Profa. Dra. Simone Medeiros (SECADI/MEC)
O dossiê Pobreza, Desigualdades e Educação: novas concepções ou velhos dilemas? Objetiva apresentar e divulgar estudos e pesquisas educacionais que tratem do tema Pobreza, Desigualdades e suas relações com a Educação. Busca refletir sobre as temáticas: Concepção de Pobreza e Desigualdade Social; Relações entre Pobreza, Cidadania e Democracia; Relação entre o Programa Bolsa Família(PBF), a Pobreza, a Desigualdade Social e a Educação; Contextos educativos  e suas relações com a Pobreza e a Desigualdade Social; Diversidades, Desigualdades, Identidades e suas relações com e entre a infância e a juventude em contextos empobrecidos; Escola: espaço de resistência e superação da reprodução das desigualdades; Os movimentos sociais e seus papéis na luta pelos direitos e combate à pobreza e desigualdade social; A pobreza e a desigualdade social como violação dos direitos humanos; e, Currículo educacional e Pobreza: limites e possibilidades. Deste modo, busca contribuir para a superação de uma concepção minimalista acerca das temáticas supracitadas de forma a reeducar o olhar da comunidade, das instituições e de profissionais envolvidos com a educação em sentido ampliado.
2. Volume 44 Número 3 (ago./dez.2019):
Dossiê Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo
Coordenação: Profa. Dra. Valdeniza Maria Lopes Barra (UFG), Profa. Dra. Maria da Assunção Calderano (UFJF)
A prática de ensino em formato de estágio ocupa lugar de relevo na formação inicial de professores. Possui a qualidade de combinar e explicitar, em ângulo privilegiado, aspectos estruturantes da formação docente, dados pela relação entre: formação inicial e formação continuada, teoria e prática, universidade e escola básica. Em 2019, se completará 50 anos da Resolução do Conselho Federal de Educação, n. 9 de 1969, que institui a parceria entre instituição formadora (universidade) e instituição concedente (escola "real"), pela via do estágio, no Brasil. Inventariar e analisar criticamente os processos que constituem esta relação (universidade e escola básica), assim como os sujeitos nela envolvidos (professores, estagiários), tanto como os engendramentos aí implicados, eis a proposta do dossiê Reflexões sobre os 50 anos de estágio na intersecção entre universidade e escola campo. O que, o itinerário de 50 anos de relação entre universidade e escola básica, pela via do estágio, tem a dizer sobre a formação de professores, no país? Quais os sentidos de programas atinentes à recente política nacional de formação de professores do país, cujo fulcro se constitui prerrogativa do estágio, como os casos do PIBID e da Residência Pedagógica? Diante do exposto, o dossiê ora proposto, pretende reunir estudos e pesquisas   que tenham como objeto a formação de professores, pensada a partir dos desafios e possibilidades do estágio, no Brasil e em outros países.
Recomendamos aos interessados que se atentem às datas de publicação das chamadas para submissão de artigos, enviando as dúvidas para o e-mailrevistainteracao@gmail.com.
Comissão Editorial da Revista Interação (FE/UFG)




Edital da Equipe Editorial da 
Revista Espaço do Currículo (REC) para receber propostas de dossiês temáticos a serem publicadas nos números de 2019. O edital está disponível através do linlk: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rec/announcement/view/468.



CHAMADA DE ARTIGOS: DOSSIÊ EDUCAÇÃO POPULAR
A Revista de Ciências da Educação faz parte do Programa de Mestrado em Educação e se constitui como um veículo de publicação dentro da sua Linha Editorial – Educação Sociocomunitária, Educação Popular, Educação Não Formal, Pedagogia Social e Educação Salesiana.
Nesse momento, a Revista abre chamada pública a membros de comunidades acadêmicas e pesquisadoras e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior a submeterem 
artigos para o DOSSIÊ EDUCAÇÃO POPULAR, a ser publicado no segundo semestre de 2018.
A proposta desse Dossiê Temático é de acolher textos teórico-analíticos inéditos que apresentem resultados de pesquisas ancoradas nos pressupostos da Educação Popular, pautadas na perspectiva de um compromisso ético, social e político de melhoria das condições de educação da população brasileira e latino-americana, buscando a equidade, o respeito à vida e dignidade das pessoas, a valorização do saber e cultura populares, a inclusão e controle social e a superação de todas as formas de desigualdade e discriminação.
A data limite para recebimento dos trabalhos é 30 de setembro de 2018.
As diretrizes para autoras e autores encontram-se no link abaixo:
Francisco Evangelista
Editor da Revista Ciências da Educação

PPGE/UNISAL



A Revista @MBIENTEEDUCAÇÃO, da Universidade Cidade de São Paulo, propõe, para a revista  v.12, n.3, set./dez. 2019 , o Dossiê Temático: “Educação Superior: políticas e práticas”

Submissões: até 15 de junho de 2019

Ementa:

A proposta para este dossiê é reunir trabalhos que discutam e analisem os desafios das políticas de educação superior para um ensino de qualidade em tempos de transnacionalização, com foco:

. nas políticas de avaliação institucional e da aprendizagem;

. nas políticas e práticas de formação de professores;
. nas políticas que implicam o público e o privado;
. nas políticas voltadas à modalidade a distância (EAD). 
Serão acolhidos ensaios teóricos e trabalhos com dimensão empírica.
O Dossiê receberá textos em inglês, espanhol e português.
Normas estão disponíveis no endereço:

Organização editorial
GRUPPES - Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação Superior.
GESPAG - Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Educação Superior: políticas, avaliação e gestão
Editores convidados: Celia Maria Haas (GESPAG/UNICID), Eduardo Santos (GRUPPES/UNINOVE) e Manuel Tavares (GRUPPES/UNINOVE)



A RIDPHE_R, 

Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, se encontra com chamada aberta  para o próximo número temático, sobre História Oral, entretanto, a Revista continua também a receber artigos e textos para as demais seções, bem como propostas de dossiês temáticos, em fluxo contínuo. 


Próximo Temático da RIDPHE_R – Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Título: “PATRIMÔNIO-EDUCATIVO E HISTÓRIA ORAL: SUBJETIVIDADES E DIVERSIDADES NA CONTEMPORANEIDADE”

 Organizadoras:
- Maria Lucia Mendes de Carvalho (GEPEMHEP - Memórias e História da Educação Profissional - CPS/CETEC/SP);  
Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky (Diversidades Culturais, Educação , Inovação Social e Cultura de Paz - (UFABC); Núcleo de Estudos em História Oral - NEHO/USP – USP);
Suzana Lopes Salgado Ribeiro ( Educação: formação de professores, diversidades e metodologias - UNITAU; Núcleo de Estudos em História Oral - NEHO/USP – USP).

Cronograma:
- Abertura de chamada e recepção de trabalhos: 16 de julho a 31 de agosto); 
- Emissão de pareceres: 30 dias (30 setembro);
- Atendimento dos pareceres: 15 dias (15 de outubro);
- Segunda rodada de pareceres: 15 dias (30 de outubro);
- Finalização e envio para diagramação, revisão etc. (15 de novembro).

Submissão no endereço:

Acesse - tutorial para submissão passo a passo:

Dúvidas: mcris@unicamp.br

RIDPHE_R – Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

·       Qualis: B1 (Educação)
·       Área do conhecimento: Ciências Humanas
·       Ano de fundação: 2015
·       e-ISSN: 2447-746X
·       DOI: 10.20888



Colloquium Humanarum (ISSN: 1809-8207)

 

Colloquium Humanarum é um periódico científico, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos da área da Educação, atendendo a comunidade acadêmica das diversas instituições nacionais e internacionais, nos formatos de artigos originais, ensaios e resenhas.

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS
(v. 15, n. 3 - 2018)

A data limite para recebimento dos trabalhos é 10 de setembro de 2018.
A formação docente coloca-se como primordial na atual conjuntura, sobretudo frente às Políticas e Práticas que vão se consolidando no cenário nacional e internacional. Tais aspectos coadunam com a necessidade de analisarmos suas origens, desdobramentos e impactos na ação docente nos diferentes níveis e segmentos educacionais. Assim, o Dossiê temático “Formação Docente: Políticas e Práticas” contribuirá para ampliar as discussões, além de socializar a produção de conhecimentos produzidos na área.
Responsáveis: Profª. Drª Monica Fürkotter e Profª Drª Raimunda Abou Gebran (UNOESTE/Presidente Prudente)

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESCOLAR, VIOLÊNCIA E
DESIGUALDADE SOCIAL
(v. 15, n. 4 – 2018)

A data limite para recebimento dos trabalhos é 10 de outubro de 2018.
As manifestações da violência escolar e da desigualdade social em diferentes contextos sócio-culturais, entendidas como manifestações produzidas no processo contraditório das relações humanas, são relevantes no campo educacional. Artigos científicos que problematizem e reflitam tais temáticas poderão ser submetidos para avaliação no presente dossiê.
Responsáveis: Prof. Dr. Marcos Vinicius Francisco (UNOESTE/Presidente Prudente) e Profª Drª. Érika Porceli Alaniz (UEMS).




Prof. Marcos Vinicius Francisco
Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESTE




Caras colaboradoras e Caros colaboradores,

Sociologias lançou, nesta segunda-feira, 6 de agosto, um novo edital para
seleção de propostas de dossiês temáticos para suas edições de
setembro de 2019 a setembro de 2020.

O edital na íntegra segue em anexo e também pode ser acessado em
Notícias, no menu da página da revista: www.seer.ufrgs.br/sociologias

Sociologias
Revista do PPGS-UFRGS
http://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias




Revista Intersaberes

Caros(as) pesquisadores(as),

A Revista Intersaberes, publicação digital, veiculada quadrimestralmente, é de responsabilidade editorial do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias UNINTER. 
A Revista Eletrônica, convida para o envio de artigos conforme indicações a seguir:

Volume 13 número 30 – Dossiê  “Avaliação na pós-graduação: critérios em discussão.”
Período de submissão: 10 de agosto/2018  a  15 de setembro 2018.
Previsão de publicação: dezembro 2018.

Editores associados: Prof. Ivo José Both   
                                 Profa. Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida

Orientações para autores e de avaliação dos artigos estão disponíveis em:

Editora 
Joana Paulin Romanowski 




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