quarta-feira, 4 de maio de 2011

Livros - Fernanda Campagnucci

CAMPAGNUCCI, Fernanda
O outro lado do muro: uma viagem à Palestina. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011

Em 2003, a filha de Abu Diz se casou com um rapaz que morava a 400 metros de sua casa, em Nazlet Issa, na Cisjordânia. Ela poderia, assim, visitar sua família quando quisesse, em cinco minutos. Hoje, um muro de concreto, oito metros de altura, obriga Abu Diz a fazer um trajeto de 140 km para vê-la, quando consegue passar pelos postos de controle na estrada. Ela ficou do outro lado do muro.

Durante 17 dias, a jornalista Fernanda Campagnucci percorreu cidades de Israel e da Cisjordânia e encontrou pessoas que, como Abu Diz e sua filha, tiveram suas vidas profundamente modificadas pela disputa na região. “O relato foi escrito como uma crônica de viagem para dar um rosto humano às estatísticas e contar a História por meio das vidas de anônimos”, diz Fernanda.

A obra traz faces pouco conhecidas do conflito, como a situação dos beduínos no deserto do Neguev, sul de Israel. Habitantes tradicionais da região, vivem hoje em povoados não-reconhecidos pelo governo do país e têm suas casas frequentemente destruídas por tratores. Os beduínos não têm acesso a serviços básicos de saúde e educação, apesar de serem cidadãos israelenses.

A autora também conta a história de judeus que se engajaram de diferentes maneiras na luta pela paz. Um deles, o ex-soldado Elik, teve a irmã morta em um atentado à bomba e hoje defende o diálogo com os palestinos, em um movimento de jovens que se recusam a combater nos territórios ocupados.

O leitor que deseja compreender melhor as origens e os principais entraves do processo de paz na região encontra ainda, em O outro lado do muro, referências e dados que contextualizam todas essas histórias no quadro do mais longo conflito que o mundo contemporâneo conheceu.

Fernanda Campagnucci é jornalista graduada pela ECA-USP e pesquisadora nas áreas de educação e direitos humanos. Intregrante do GPS - Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização

O outro do muro – uma viagem à Palestina
Fernanda Campagnucci
Editora Multifoco
Ano: 2011
Páginas: 218

Mais informações: www.outroladodomuro.wordpress.com

Nenhum comentário: