sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto de pesquisa: A formação do coordenador pedagógico frente às dificuldades e desafios enfrentados na atuação

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
SANDRA REGINA BRITO DE MACEDO










PROJETO DE PESQUISA


A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE ÀS DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS NA ATUAÇÃO.











SÃO PAULO
2011
SANDRA REGINA BRITO DE MACEDO













PROJETO DE PESQUISA


A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE ÀS DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS NA ATUAÇÃO.







Projeto de pesquisa a ser analisado pelos alunos da Disciplina Projetos de Pesquisa: Leituras Sobre Métodos e Técnicas na sociologia da Educação, Profa, Dra. Maria da Graça Jacintho Setton.








SÃO PAULO
2011





SUMÁRIO


1. Título............................................................................................................. 4
2. Resumo.......................................................................................................... 4
3. Enunciado do problema.............................................................................. 4
4. Introdução e justificativa............................................................................ 6
5. Plano de Pesquisa........................................................................................ 9
6. Análise dos resultados................................................................................ 14
Referências ..................................................................................................... 16









1. Título
A formação do coordenador pedagógico frente às dificuldades e desafios enfrentados na atuação.

2. Resumo
O crescimento da demanda por profissionais que atuam na função de coordenador pedagógico nas instituições de ensino de diferentes níveis e modalidades, particulares e públicas, tem suscitado nos estudiosos e teóricos a necessidade de atentar para a constituição do perfil deste profissional. Os estudos realizados geralmente apontam para o papel do coordenador pedagógico destacando-o como o articulador na elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico das instituições de ensino nas quais atuam e, como sendo o responsável pela formação continuada dos professores.
Para cumprir esse papel, no entanto, uma gama de saberes deve ser acionada pelo coordenador. Este estudo pretende inicialmente, traçar o perfil profissional do coordenador pedagógico a fim de identificar quais são os conhecimentos necessários para o desempenho de sua função na atualidade e, em seguida, investigar se, e em que medida, a formação do coordenador pedagógico tem contribuído para a identificação e superação das dificuldades e desafios que ele enfrenta no desempenho de sua função e ainda identificar e analisar como os coordenadores pedagógicos reconhecem dificuldades e desafios na sua atuação e a quê os atribui.

3. Enunciado do problema
Por se constituir em uma função que adquiriu novas características principalmente com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN - nº 9394/96, a coordenação pedagógica ainda não encontrou a devida relevância nos estudos sobre a qualificação do ensino. A formação continuada, encarada como principal ação para a intervenção e qualificação do trabalho dos professores, é em grande parte – se não em toda – realizada sob a responsabilidade do coordenador pedagógico que, diferentemente dos professores, não tem sido alvo permanente das publicações e debates sobre a Educação, embora se reconheça que a preocupação com a formação desses profissionais tem sido crescente.
É preciso, pois, localizar quais, seriam as contribuições da formação do coordenador pedagógico para a sua atuação que, na atualidade se intenta, estar pautada na articulação dos conhecimentos que circulam – ou que poderiam circular – nas instituições de ensino para a construção e consolidação de Projetos Políticos Pedagógicos que de fato, sejam norteadores das intenções e ações destas instituições.
Sendo assim, o estudo procurará responder as questões: a formação do coordenador pedagógico fornece os subsídios necessários para que ele reconheça as dificuldades de sua função? Quais são as dificuldades e o que as geram na perspectiva do coordenador? Quais são os desafios que o coordenador identifica como sendo necessários para alcançar uma atuação de boa qualidade? Como podem superá-los? Em que nível e com quais parceiros o coordenador pode contar para analisar e discutir as questões inerentes à sua função? A formação continuada tem se constituído numa importante medida para auxiliá-lo no aprimoramento da sua prática?
As respostas a estas questões têm a intenção de subsidiar as reflexões dos coordenadores pedagógicos sobre a complexidade de sua função fazendo corpo às publicações escritas sobre este tema.

4. Introdução e justificativa
A função de coordenador pedagógico tem encontrado espaço, de forma crescente, nas instituições de ensino, simultaneamente, nas diferentes conjecturas, se atribui a esse profissional a responsabilidade pela formação continuada dos professores. A atuação do coordenador incide ainda, sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico e sua execução prática, o que requer a articulação de diferentes saberes. Pode-se observar a complexidade que esta função abarca, analisando Vasconcellos (2008) que afirma que ao coordenador pedagógico cabe a organização da reflexão e da participação para a consolidação do Projeto Político-Pedagógico, entendendo que ele abrange aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários que devem refletir a intenção do papel da escola na formação de sujeitos plenos.
A observação da prática de alguns coordenadores tem revelado que há uma preocupação com as intervenções que ele faz no sentido de qualificar o trabalho dos professores. Perrenoud (2002, p. 169) traduz esta ideia afirmando que “não é possível formar professores reflexivos sem inserir essa intenção no plano de formação e sem mobilizar formadores de professores com as competências adequadas”. Sendo assim, acredita-se que a intencionalidade do trabalho do coordenador pedagógico precisa ter como foco a superação de desafios, os quais o autor afirma serem diversos.
Para discutir as questões referentes às intervenções e ao perfil do professor da atualidade, é possível se apoiar neste autor e, numa vasta literatura produzida com foco específico na formação de professores. No entanto, não é possível observar em semelhante proporção, a preocupação com a intervenção na prática do coordenador, nem tampouco encontrar um leque considerável de estudos e trabalhos que se voltem às especificidades do trabalho do coordenador pedagógico, conforme afirma Brzezinski (2009, p. 10) quando analisa a produção dos grupos de trabalho da ANPED referindo-se aos formadores de professores.
Se é fato que a literatura ainda se encontra tímida na abordagem da construção da identidade do profissional atuante na coordenação pedagógica, há que se destacar em contrapartida, que alguns autores se dedicam a esta e outras questões.
A produção acadêmica que aborda a coordenação pedagógica que encontra referência em livros, artigos, teses e dissertações procura tratar da importância da construção da identidade deste profissional e o impacto da sua atuação no interior das instituições de ensino. Alguns dos trabalhos procuram analisar a atuação dos coordenadores frente às demandas destacando as tarefas burocráticas pelas quais os profissionais são absorvidos.
Nas pesquisas realizadas por Maldonado (2003), não é raro ver revelada a insatisfação de alguns coordenadores que se declaram muitas vezes, despreparados para o desempenho de sua função, solitários na difícil tarefa de coordenar o trabalho dos professores e, ainda mais, articular o Projeto Político-Pedagógico das instituições de ensino. Trabalhos como os de Franco (2009), Fernandes (2009), Mate (2003), entre outros são referenciados por levantar as problemáticas da formação e atuação do coordenador pedagógico, analisando a prática destacando uma instituição, ou trazendo a voz dos coordenadores alarmando para as precárias condições de sua formação inicial.
Alves e Garcia (2002) abordam as dificuldades do trabalho da coordenação afirmando que ele herda da antiga supervisão escolar o caráter fiscalizador que cria resistências aos professores dificultando o estabelecimento das parcerias necessárias a qualquer discussão que envolva o ensino e a aprendizagem. Brzezinski (2006) traz a sua contribuição no entendimento do percurso histórico especificamente do curso de Pedagogia no Brasil criticando e alertando para o fato de as diversas reformas educacionais não permitirem uma construção de base sólida para o perfil dos profissionais da educação – pedagogos, professores, especialistas etc. o que traz repercussões na constituição da identidade do coordenador pedagógico.
Outro aspecto observado nas produções é a proposta de discussão acerca da necessidade de o profissional da coordenação pedagógica estar envolvido na construção de um coletivo escolar, no qual o aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos e professores seja foco. Além de Perrenoud (2000), que traz à luz a importância da reflexão no processo formativo, e Rios (2006) que aborda as diferentes dimensões do processo educativo, outros autores e pesquisadores como Cardoso (2006), Guimarães (2009), Miranda e Maccarini (2007) e Silva e Carvalho (2008) abordam esta questão.
É importante destacar que os autores acima citados têm suas contribuições a dar ao estudo, cada qual com o foco direcionado para uma questão. Da mesma forma, outros autores serão citados para compor o cenário da coordenação pedagógica na atualidade, cenário este dotado de grande complexidade, uma vez que o que se aborda é um aspecto do amplo universo das práticas escolares. Libâneo (2008) localiza a complexidade da educação, fazendo referência ao papel da didática neste contexto e afirmando que há um entrelaçamento de diferentes contribuições de teorias que se interligam para a melhor compreensão da relação entre teoria e prática.
A compreensão sobre a complexidade da atuação do coordenador pedagógico será possível se este profissional empenhar-se nos estudos sobre o tema, analisando os conceitos e propostas e, sendo capaz de fazer a relação destes conhecimentos com a situação atual que observa no interior das instituições de ensino em que atua.
Ora, se é necessário ao coordenador compreender sua atuação, e, entre outros aspectos, superar a deficitária formação inicial de forma a intervir com maior propriedade nas práticas escolares, pressupõem-se que a formação continuada deste profissional mereça ser investigada uma vez que ela chama para si o foco e a responsabilidade de municiar estes profissionais para desempenho de sua tarefa.
Sendo assim, torna-se importante elucidar em que medida esta modalidade de formação tem sido acessível aos coordenadores pedagógicos e, mais ainda, como ela tem os auxiliado a refletir sobre a sua atuação profissional na perspectiva do que aponta Perrenoud (2003) quando ressalta a necessidade de profissionalização dos que ele denomina formadores de professores.
É importante que, de posse desses conhecimentos o coordenador possa desempenhar o seu papel articulatório propondo estudos e refletindo sobre as possíveis e necessárias mudanças na atuação dos professores que os aproximem cada vez mais da Qualidade entendida sob a ótica de Rios (2006), quer seja, como um conjunto de atributos que caracterizam a boa educação.
Torna-se então urgente que cada vez mais trabalhos sejam divulgados com o foco na atuação dos coordenadores pedagógicos, que se baseiem na observação da prática desenvolvida e que projetem soluções fundamentadas teoricamente, para auxiliar no aprimoramento da atuação desses profissionais numa perspectiva de compreensão e de transformação da realidade em que a educação está inserida.

5. Plano de Pesquisa
Para responder as questões propostas para efeito deste estudo, a metodologia adotada será a pesquisa e revisão bibliográfica sobre o tema. Será ainda realizada pesquisa em documentos oficiais do município de atuação dos coordenadores pedagógicos para elucidar em que contexto os profissionais atuam e, como se constituiu a história da sua inserção no quadro do magistério da cidade, uma vez que a pesquisa se dará em instituição de educação básica – modalidade infantil - do setor público.
Será aplicado um breve questionário sobre a expectativa dos coordenadores pedagógicos em relação à formação continuada que terá início no ano de 2011 que será utilizado para a seleção dos sujeitos da pesquisa.
Posteriormente será realizada coleta de dados para caracterização do perfil dos sujeitos da pesquisa por intermédio de questionário, e realização de entrevistas. O questionário será composto por aproximadamente 10 questões fechadas e 5 abertas. Serão distribuídos aproximadamente 20 questionários para profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil que atendem crianças de 2 a 5 anos em período parcial. Para a entrevista, serão selecionados 5 coordenadores pedagógicos. O foco da entrevista será a formação continuada destes profissionais – como ela ocorre e quais as conseqüências trazem para o aprimoramento da prática de cada profissional.










Previsão
Atividades
Metodologia

Março a
Julho de 2011
- Delimitação do tema e elaboração dos tópicos que irão compor o objeto de estudo.
- Elaboração da pesquisa e seleção de material teórico para compor o perfil do coordenador pedagógico da atualidade.
- Pesquisa bibliografia.
- Revisão da literatura.






Julho a
Setembro 2011
- Início da redação com elaboração da introdução e definição dos capítulos que constituirão o texto.
- Caracterização do local onde será realizada a pesquisa: cidade e histórico da Educação na Cidade.
- a que coordenador pedagógico a pesquisa se refere?
- a qual tipo de formação o trabalho fará referência?
- explicitação do entendimento sobre formação continuada.
- caracterização da formação continuada e seu histórico no município.
- surgimento da função na Educação.
- histórico da função na cidade de SBC (concurso público e funções no Estatuto do Magistério)
- Revisão da literatura.
- Pesquisa em documentos e site oficiais do Município.


Setembro de 2011 a
Março de 2012



- Realização de pesquisa por intermédio de questionário para compor o perfil do coordenador pedagógico.
- Análise dos questionários para levantamento de dados sobre:
- construção de identidade profissional;
- dificuldades relativas à construção de identidade profissional;
- carências observadas na formação dos coordenadores;
- paralelo entre a formação continuada – em serviço - dos professores e a formação continuada dos coordenadores;
- reconhecimento profissional;
- desafios a serem superados pelo coordenador.
– Redação do capítulo do estudo referente ao perfil do coordenador na atualidade.
Aspectos históricos relacionados à coordenação pedagógica:
- surgimento da função na Educação;
- histórico da função na cidade de SBC (concurso público e funções no Estatuto do Magistério);
Perfil do coordenador pedagógico
- o coordenador pedagógico na atualidade;
- articulação dos saberes dos professores na construção do PPP;
- atuação assegurada na construção de PPP e formação continuada de professores;
- Revisão da literatura.
- Pesquisa por intermédio de questionário contento 10 questões fechadas e 5 abertas.
Serão distribuídos aproximadamente 20 questionários para profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil.





Abril a
Setembro
2012

- Realização de entrevista e confronto com os dados do questionário para levantamento das principais dificuldades dos coordenadores e apontamento de desafios que acreditam ser inerentes à sua atuação.
Análise das entrevistas tendo como base as questões relacionadas no projeto:
a) a formação do coordenador pedagógico fornece os subsídios necessários para que ele reconheça e enfrente as dificuldades de sua função?
b) em que nível e com quais parceiros o coordenador pode contar para analisar e discutir as questões inerentes à sua função?
c) em que medida as questões abordadas nas formações auxiliam no aprimoramento da prática?
- Redação da análise da pesquisa
- Redação do texto com a revisão e pesquisa bibliográficas justificadas pelo levantamento de dados obtidos nas entrevistas.
Levantamento de dados relativos ao foco na atuação dos coordenadores:
- fóruns de discussão sobre a construção da identidade profissional;
- dificuldades relacionadas à atuação;
- formação em serviço: oferecida e/ou financiada pelos sistemas e por iniciativa pessoal;
- parcerias dentro e fora da escola.
- Revisão bibliográfica.
- Pesquisa bibliográfica.
- Entrevista com 5 coordenadores pedagógicos para identificar se e como eles reconhecem a contribuição da formação continuada para a sua atuação.
Setembro a Novembro de 2012

- Revisão do texto para qualificação


Dezembro
2012

Prazo máximo para qualificação
Dezembro de 2012
a
Outubro
2013
- Finalização da redação dos capítulos do estudo.
- Redação da conclusão do estudo.
- Finalização do estudo.
- Defesa.


6. Análise dos resultados
Os resultados da pesquisa no tocante ao questionário e à entrevista realizados serão confrontados com a pesquisa e revisão bibliográfica que fundamentarão o trabalho. A intenção é que este confronto evidencie algumas questões já colocadas e revelem a necessidade de novas proposituras no campo da formação dos profissionais, e, mais acentuadamente proponham ações que se destinem ao aprimoramento da atuação dos coordenadores pedagógicos.
É intenção ainda, que a pesquisa revele fragilidades comuns na atuação dos coordenadores pedagógicos que, em igual proporção, reforcem a necessidade de estudo e formação em serviço e incentivem a demanda por eventos em que o debate sobre essas fragilidades também sirva ao aprimoramento da prática deste profissional.

































REFERÊNCIAS


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BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 2006. 247 p.


________________, GT 8: a pesquisa sobre formação de profissionais da educação


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2 comentários:

Anônimo disse...

a pesquisa esta otima parabéns

Anônimo disse...

a pesquisa esta otima parabéns