quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Resumo Rodrigo

Juventude, mídia e mediação escolar: a centralidade dos meios de comunicação na socialização de alunos do Ensino Médio em São Paulo

Dissertação de mestrado


Rodrigo Ratier

Orientadora: Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton

Exame de qualificação em 01/04/2008

Data de entrega (depósito) da dissertação: 02/02/2009


Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o papel dos meios de comunicação social na socialização de jovens estudantes de uma escola pública de Ensino Médio na cidade de São Paulo.

A hipótese é que as mensagens veiculadas pela mídia (entendida aqui como o conjunto dos meios de comunicação social) desempenham função central na maneira como esses jovens se enxergam, se relacionam com o mundo e atuam nele. Nesse contexto, a mídia divide com outras instituições socializadoras (família, escola e religião) a primazia na formação de idéias, valores, modelos de conduta e comportamentos, contribuindo para a produção de habitus híbridos (Setton, 2008) na contemporaneidade.

Para examinar a hipótese aqui proposta, concebi e ministrei um programa de educação para a comunicação (“Comunicar Para Mudar o Mundo”, ligado à ONG Repórter Brasil) durante o 2º semestre de 2007, para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da E.E. Ministro Costa Manso. No decorrer do curso, foram produzidos os materiais quantitativos e qualitativos em que embasam os resultados apresentados – questionários de práticas culturais, questionários de competências em relação à comunicação, diários de classe e produções escritas dos alunos.

Também por meio do curso foi possível investigar a influência da escola como mediadora da relação entre os jovens e a mídia. A esse respeito, a hipótese é que iniciativas de educação para a comunicação contribuem para formar jovens mais conhecedores, maduros, críticos, ativos, sociais e criativos em relação aos meios de comunicação social (Martinez de Toda, 2002).

PALAVRAS-CHAVE: Educação para a comunicação, educomunicação, socialização, mídia, mídia e educação, habitus.

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