quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pesquisa Michelle Prazeres

A moderna socialização escolar: um estudo sobre a construção da crença nas tecnologias na educação
Tese de doutorado

Michelle Prazeres
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton

Início: março de 2009
Defesa: 16 de setembro de 2013

Resumo
O estudo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a construção da moderna socialização escolar, entendida como processo que envolve a valorização, a adoção e o uso das tecnologias na educação no Estado de São Paulo. Tal processo é analisado a partir da hipótese da formação de um consenso produzido pelos repertórios discursivos dos campos sociais do Poder Público, empresarial, da Mídia e da Academia.
Trabalha-se dois pressupostos centrais: (1) a de que existe uma sinergia entre estes campos na construção e divulgação do repertório relacionado à moderna socialização escolar; (2) a de que esta zona de convergência ou ambiência comum formada pelo compartilhamento de valores incide em um campo da educação “poroso”, que acolheria tais contribuições, aderindo à modernização de forma incontestável ou mesmo natural.
A teoria da socialização é o alicerce fundante da pesquisa, que também tem como aportes centrais a teoria dos campos e as noções relacionadas ao conceito de cibercultura, incluindo a perspectiva de modernidade.
Entende-se que a socialização é um processo total e que - em condição de modernidade -, os campos sociais interagem continuamente a partir da ação de seus agentes e instituições que promovem valores em circularidade.
Em paralelo, a modernidade é clivada pela cibercultura, utopia de época edificada em instrumentos materiais e um universo simbólico próprios, responsáveis por uma aura mitológica de encantamento criada em torno das tecnologias.
Como consequência prática deste jogo, as mídias e tecnologias, enquanto aparatos representativos desta cultura, carregariam para as escolas uma lógica; assim como os campos sociais, em sinergia, carregariam para o campo da educação as múltiplas dimensões do regime cibercultural. A capacidade de agendamento e prescrição de valores da cibercultura estaria em cada campo e em todos eles, em inter-relação, criando uma sensação de que o universo tecnológico é um entorno.
A partir deste arcabouço teórico, mapeiam-se os elementos discursivos dos campos do Poder Público, empresarial, da Mídia e da Academia a partir da análise de registros documentais publicados no site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; nos Relatórios Corporativos da empresa Microsoft; nos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo; e em Revistas Acadêmicas das Áreas do Conhecimento Educação e Comunicação.
Pretende-se construir com esta pesquisa um mapa das representações sobre a moderna socialização escolar, que pode desvelar a plataforma estruturante deste esquema a partir do qual foi possível visualizar: (1) os repertórios e valores de cada campo relacionados ao processo de modernização educacional; e (2) a alquimia das dinâmicas entre agentes e instituições (e campos) anunciando a lógica de construção da crença na modernização da educação via tecnologias digitais.

Acesse aqui

Nenhum comentário: