O Grupo de Pesquisa sobre Práticas de Socialização no Mundo Contemporâneo, sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, tem como objetivo refletir sobre a particularidade das práticas de socialização no mundo contemporâneo. Para isso seus/suas pesquisadores/as apoiam-se na idéia de que as instâncias tradicionais da educação – família, escola, religião e mídia – partilham uma responsabilidade pedagógica. Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional de análise entre estas instâncias a fim de apreender a especificidade do processo de construção da identidade do indivíduo na atualidade. Partindo o conceito de configuração de Norbert Elias tem-se a hipótese que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Consideramos que o processo de socialização das formações atuais é um espaço plural de múltiplas referências identitárias. Ou seja, a modernidade caracteriza-se por oferecer um ambiente social em que o indivíduo encontra condições de forjar um sistema de referências que mescle as influências familiar, escolar, religiosa e midiática, entre outras, um sistema de esquemas coerentes, no entanto híbrido e fragmentado.
Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton
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