sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Tópico: Elites Intelectuais

Tópico: Elites Intelectuais


ANDRADE, T. N. de; FILHO, S.; JESUS, M. de. Elites locais de ciência e tecnologia no Brasil: o caso do ParqTec de São Carlos (SP). Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 94, p. 295–327, abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-64452015000100010&lng=p&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 ago. 2018.
BRANDÃO, Z.; CARVALHO, C. P. de. Processos de produção das elites escolares. Educação & Sociedade, v. 32, n. 115, p. 507–522, jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302011000200015&lng=e&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 ago. 2018.
BRANDÃO, Z.; LELLIS, I. Elites acadêmicas e escolarização dos filhos. Educação & Sociedade, v. 24, n. 83, p. 509–526, ago. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302003000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 ago. 2018.
CHAVES, M. W. O papel da igreja na educação escolar masculina na década de 1950. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 518–537, 3 jun. 2013. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/30>. Acesso em: 9 ago. 2018.
CORADINI, O. L. Titulação escolar, mercado e capital social na hierarquização escolar: as relações entre a obtenção do título de doutor em sociologia e o ingresso na carreira. Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, n. 15, 2011. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/576>. Acesso em: 9 ago. 2018.
ENGELMANN, F. Internacionalização e legitimação da formação acadêmica em administração no Brasil nas décadas de 90 e 2000. Revista TOMO, v. 0, n. 13, p. 239–263, 10 out. 2008. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/473>. Acesso em: 9 ago. 2018.
FUENTES, S. La formación moral de los jóvenes de elite en circuitos de educación privada en Buenos Aires. Pro-Posições, v. 26, n. 2, p. 75–98, ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072015000200075&lng=en&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em: 9 ago. 2018.
GESSAGHI, V. “Ser sencillo, ser buena persona”: clasificaciones morales y procesos de distinción en las experiencias educativas de la “clase alta” argentina. Pro-Posições, v. 26, n. 2, p. 33–50, ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072015000200033&lng=e&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em: 9 ago. 2018.
HEY, A. P.; RODRIGUES, L. S. Elites Acadêmicas: as Ciências Sociais na Academia Brasileira de Ciências. Tempo Social, v. 29, n. 3, p. 9–33, 12 dez. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125964>. Acesso em: 9 ago. 2018.
MARTINS, M. F. V. Família, estratégias e redes de poder em Minas Gerais (sécs. XVIII/XIX). Acervo, v. 30, n. 1, p. 121–139, 5 jun. 2017. Disponível em: <http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/802>. Acesso em: 9 ago. 2018.
MELLADO, M. V. Socialización y formación de las élites políticas argentinas: itinerarios universitarios y aprendizajes. Pro-Posições, v. 26, n. 2, p. 163–185, ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072015000200163&lng=en&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em: 9 ago. 2018.
MÉNDEZ, A. Lenguajes, retóricas y repertorios de egresados de un colegio público “de elite”. Pro-Posições, v. 26, n. 2, p. 119–139, ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072015000200119&lng=en&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em: 9 ago. 2018.
NOGUEIRA, M. A. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 133–144, ago. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782004000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 ago. 2018.
PEROSA, G. Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas. Tempo Social, v. 20, n. 1, p. 51–68, 1 jan. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12560>. Acesso em: 9 ago. 2018.
PEROSA, G. S.; LEBARON, F.; LEITE, C. K. da S. O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo. Pro-Posições, v. 26, n. 2, p. 99–118, ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072015000200099&lng=e&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 ago. 2018.
PETRARCA, F. R. Elites jornalísticas, recursos políticos e atuação profissional no Rio Grande do Sul. Revista TOMO, v. 0, n. 13, p. 169–200, 10 out. 2008. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/471>. Acesso em: 9 ago. 2018.
PICCIN, M. B. Acesso a posições de poder pela elite estancieira gaúcha: trajetórias sociais e investimentos escolares. Tempo Social, v. 27, n. 2, p. 305–328, 1 dez. 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/108187>. Acesso em: 9 ago. 2018.
SEIDL, E. Caminhos que levam a Roma: recursos culturais e redefinições da excelência religiosa. Horizontes Antropológicos, v. 15, n. 31, p. 263–290, jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-71832009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 ago. 2018.
SEIDL, E. Uma elite pouco (re) conhecida: o episcopado brasileiro. Tempo Social, v. 29, n. 3, p. 35–60, 12 dez. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125886>. Acesso em: 9 ago. 2018.
SEIDL, E.; NERIS, W. O episcopado brasileiro e o espaço do poder: uma cultura eclesiástica em mutação. Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, n. 15, 2011. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/575>. Acesso em: 9 ago. 2018.
SILVA, S. B. Educar la moral del pobre: fronteras simbólicas y gobierno de los pobres por parte de la elite económica católica de Santiago de Chile. Pro-Posições, v. 26, n. 2, p. 51–73, ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072015000200051&lng=en&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em: 9 ago. 2018.
ZIEGLER, S. Regulación del trabajo de los profesores de la elite. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 151, p. 84–103, mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742014000100005&lng=e&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em: 9 ago. 2018.
ZIEGLER, S. Introducción. Pro-Posições, v. 26, n. 2, p. 25–32, ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072015000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em: 9 ago. 2018.

Nenhum comentário: