sexta-feira, 31 de agosto de 2018

BOLETIM INFORMATIVO ANPOCS


 BLT 003

BOLETIM INFORMATIVO ANPOCS

30 AGOSTO 2018 
 
 
O Departamento de Ciência Política da USP convida a todos a participarem do seminário "Ensaio sobre a alienação do negro: política, cultura e identidade em Frantz Fanon", que acontecerá no dia 30 de agosto, às 17h30, na sala 14 do Prédio de Filosofia  e Ciências Sociais.
DCPUSP

Como nasce o novo? Hegel e a Teoria Crítica

cebrap 50 anos
O filósofo, professor da Unicamp e pesquisador do Cebrap, Marcos Nobre, trata de Hegel, Teoria Crítica e seu mais recente livro ['Como nasce o novo?', editora todavia]. O Seminário acontece dia 31 de agosto, às 11h no Auditório Elza Berquó, localizado a Rua Morgado de Matheus, 615 - Vila Mariana - São Paulo.

Seminário 30 anos de constituição: consequências das inovações constitucionais e da universalização de políticas sociais

30 anos
constituicao 2
A celebração dos 30 anos da constituição de 1988 sugere a retomada do debate sobre suas inovações no que diz respeito à criação ou reforma das instituições democráticas e à incorporação de políticas públicas universais como direitos sociais e da cidadania. O seminário destaca esses temas e analisa seus desdobramentos e suas consequências 30 anos depois.
Confira a programação no site
26 de setembro de 2018, a partir das 09h00 (mesa de abertura)
Rua Voluntários da Pátria, nº 107 - Botafogo

Chamada para seleção de professores adjuntos para a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC)

FGV
CPDOC

A Escola de Ciências Sociais / Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) informa a abertura de processo seletivo para a contratação de até três professores adjuntos para seu quadro principal.
Os candidatos devem ter doutorado concluído (ou a concluir até o final de 2018) nas áreas das Ciências Sociais ou História e fazer sua inscrição até o dia 30/9/2018, pelo formulário disponível em:
http://cpdoc.fgv.br/selecao2018/inscricao.
A contratação está prevista para o início de 2019. As vagas são para tempo integral, para atuação no Rio de Janeiro, sendo incompatíveis com a manutenção de outros vínculos empregatícios. O salário inicial do cargo de Professor Adjunto é R$ 12.969,08.

Ciência Política da UnB lança Edital para os cursos de mestrado e doutorado para o ano letivo de 2019

UnB Ciencia Politica
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UnB.
As inscrições para o processo seletivo de candidatas(os) aos cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, para o primeiro período letivo de 2019, serão feitas exclusivamente por meio da internet através do link: https://inscricaoposgraduacao.unb.br/ até às 23h59min do dia 31 de agosto de 2018. A data de envio não deverá ser posterior ao último dia e horário de inscrição.
Poderão se inscrever candidatos residentes no Brasil ou no exterior. Todas as informações para candidatos encontram-se nos editais: Edital 1/2018 e Edital 2/2018.
Mais Informações sobre o Programa e/ou Cursos podem ser obtidas na página eletrônica http://www.ipol.unb.br/ ou na secretaria do Programa.

Pós-Graduação em Antropologia Social - 1º semestre de 2019 - UFSCAR


UFSCAR
Antropologia
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSCar divulga os editais para o exame de seleção de estudantes para ingresso no 1º semestre de 2019 nos cursos de mestrado e doutorado. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto de 2018.
Poderão participar do processo seletivo candidatos que sejam portadores de diplomas de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação ou, provisoriamente, de certificado ou documento equivalente. Nesta seleção teremos dois editais de mestrado para ingresso via ações afirmativas, um para ingresso de indígenas e outro para ingresso autodeclarados pretos e pardos, além dos nossos editais de mestrado e doutorado. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço de correio eletrônico ppgas.coord@ufscar.br, até o dia 31 de agosto de 2018. O processo seletivo consistirá em três etapas, análise do projeto de pesquisa, prova teórica e a arguição sobre o projeto de pesquisa.
Os formulários de inscrição e os editais estão disponíveis no site www.ufscar.br/ppgas.
As informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgas.coord@ufscar.br ou pelo telefone: (16) 3351-8371.

Seleção 2019 para mestrado e doutorado em Ciência Política, na UFGM.

Ciencia
Politica UFMG 2
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG. Os interessados poderão se inscrever para as seguintes linhas de pesquisas:
- Estado, Gestão e Políticas Públicas;
- Instituições Políticas e Política Internacional;
- Comportamento Político e Opinião Pública;
- Participação, Movimentos Sociais e Inovações Democráticas;
- Teorias da Justiça, Feminismo e Pensamento Político Brasileiro;
As inscrições vão até dia 24 de setembro de 2018.
Para mais informações, acesse: selecaoppgcp@fafich.ufmg.br

Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR - Edital de seleção 2019

ufscar sociologia
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) torna público a abertura de inscrição e estabelece o processo de seleção de candidato(a)s ao curso de Mestrado em Sociologia a ser oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.
Este processo de seleção oferece 20 vagas para o curso de Mestrado. As vagas serão preenchidas obedecendo à ordem decrescente das médias finais recebidas pelo(a)s candidato(a)s para as quais os primeiros 20 candidato(a)s classificado(a)s terão direito à matrícula.
Inscrições de 24 de setembro a 05 de outubro de 2018
Para saber mais, consulte o edital.

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR - Edital de seleção 2019

ufscar sociologia
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) torna público a abertura de inscrição e estabelece o processo de seleção de candidato(a)s ao curso de Doutorado em Sociologia a ser oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.
Este processo de seleção oferece 15 vagas para o curso de Doutorado. As vagas serão preenchidas obedecendo à ordem decrescente das médias finais recebidas pelos candidatos para as quais os primeiros 15 candidatos classificados terão direito à matrícula.
Inscrições de 24 de setembro a 05 de outubro de 2018
Para saber mais, consulte o edital.

Nenhum comentário: