sexta-feira, 10 de maio de 2019

RBEP Edição 254

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O SAEB mudou. E nessa nova fase também conta com você!

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), periódico editado pelo Inep desde 1944, tem conceito máximo no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”. Reconhecida e disseminada no meio científico, a revista tem indexação em importantes bases de dados internacionais, como:

• SCIELO;
• Directory of Open Ocean Journal (Doaj),
• Elektronische Zeitschriftenbibliothec (EZB);
 • Hispanic American Periodicals Index (HAPI)

A RBEP reúne artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e que contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. A submissão de trabalhos é exclusivamente pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer), acessível pelo site da RBEP.
Edição 254A RBEP tem o privilégio de publicar o seu 100º volume, mantendo o mesmo compromisso com a qualidade científica que norteou todo o seu percurso, desde a sua criação, em 1944, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) era conhecido como Instituto Nacional de Pedagogia.
Em comemoração aos seus 75 anos, a revista ganhou uma capa comemorativa na primeira edição de 2019. O número 254 mantém a tradição de um periódico científico, interdisciplinar e multitemático, que abriga produções sobre os mais variados objetos e temas da educação, com base em diferentes abordagens e enfoques epistemológicos.
No primeiro artigo desse número, “O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático”, os pesquisadores Tereza Cristina Rodrigues e Lúcio França Teles analisam as possibilidades de se empregarem como recurso didático, no âmbito de processos de ensino e aprendizagem, aplicativos de produção e compartilhamento de mensagens eletrônicas por meio de dispositivos móveis. A revista também aborda temas como: letramento; educação infantil; políticas de valorização do magistério público; prática da educação ambiental e a etnomatemática.

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