quarta-feira, 29 de maio de 2019

Cadernos CENPEC

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Revista | Cadernos Cenpec | v. 8, n. 2 (2018)
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novo número da revista Cadernos Cenpec acaba de ser lançado e traz contribuições para estudos de políticas públicas de educação; relações entre desigualdades socioespaciais e educacionais; e avaliação.


As relações entre desigualdades socioespaciais e desigualdades educacionais contextualizam dois artigos desta edição: o primeiro analisa as trocas de escola por alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de São Paulo entre 2008 e 2013 e o segundo traz um estudo etnográfico do uso do tempo em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental em duas escolas situadas em territórios vulneráveis.


As políticas de educação empreendidas pelo Acre entre 1999 e 2011 são analisadas pelo terceiro artigo desta edição, quando o estado registrou crescimento do Ideb acima da média brasileira e da região Norte. A fim de investigar os indicadores e sua relação com a equidade, o artigo analisou dados de proficiência de alunos no Saeb com base em categorias classe, raça e gênero e mudanças nos perfis de diretores e professores.


O Cadernos Cenpec traz ainda um artigo que busca sistematizar referências sobre implementação de políticas públicas educacionais, uma discussão ética sobre pesquisas participativas com crianças a partir da utilização de um jogo de cartas e a tradução do clássico “Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula”, de Paul Black, Clare Susan Lee, Bethan Marshall e Dylan Wiliam.

Publicado originalmente em 2004, o texto de Black, Susan, Marshall e Wiliam traz os resultados de uma formação feita com educadores ingleses visando a aprimorar suas práticas avaliativas, a fim de levar seus alunos a compartilharem a responsabilidade pelo processo da aprendizagem.


 
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