DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
2º SEMESTRE 2009 Disciplina – Introdução aos Estudos da Educação
RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON
Título da disciplina – O processo de socialização – aspectos de sua dimensão tradicional e moderna.
Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo ou socializador. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência Sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque a discussões contemporâneas sobre o tema, discutiremos o alcance e o limite de cada uma das instâncias educativas/socializadoras no sentido de abordar as instituições tradicionais (família e religião) e modernas (escola e mídias), considerando as especificidades de cada uma delas. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo em uma nova configuração sócio-cultural. Ao refletir sobre as transformações sofridas pelo processo educativo no último século, temos ainda a intenção de introduzir o aluno aos novos desafios da educação na sociedade atual.
Cronograma
1-17 de agosto
Apresentações – discussão sobre o programa de curso
2- 24 de agosto
MILLS, Wright (1964). “A promessa”. In: A imaginação sociológica. Ed. Zahar. Rio de Janeiro.
Bibliografia Complementar
ELIAS, Norbert (1999). Introdução à sociologia. Lisboa: Ed.70, p.13-34. (Introdução)
MILLS, Charles Wright (1965). A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, p.211-243. (Apêndice – Do artesanato intelectual.)
NISBET, Robert. A sociologia como uma forma de arte. In: Revista Plural, USP, São Paulo.
BERGER, Peter L (1986). Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes.
BOURDIEU, Pierre (1980). Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In: _________. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, p.16-20.
3 - 31 de agosto
MILLS, Wright (1964). “A promessa”. In: A imaginação sociológica. Ed. Zahar. Rio de Janeiro.
07 de setembro
Semana da Pátria não haverá aula
4- 14 de setembro
DURKHEIM, Emile (1978), “A Educação – sua natureza e função”. In: Educação e Sociologia. Pp.33-49.
5 - 21 de setembro
DURKHEIM, Emile (1978), “A Educação – sua natureza e função”. In: Educação e Sociologia. Pp.33-49.
6- 28 de setembro
BERGER, Peter, (2003), “Religião e construção do mundo”. In: O dossel sagrado. Ed. Paulus, São Paulo.
Bibliografia Complementar
SANCHIS, Pierre. Cultura Brasileira e religião...passado e atualidade. In Cadernos CERU, série 2, vol.19, n.2, dezembro 2008.
DURKHEIM, Emile. Excertos dos textos “Sociedade como fonte do pensamento lógico”, “Algumas formas primitivas de classificação” e Sociologia da religião e teoria do conhecimento”. In: Durkheim, Coleção Grandes Cientistas Sociais, Ática, São Paulo, 1978.
7 – 05 de outubro
BERGER, Peter, (2003), “Religião e construção do mundo”. In: O dossel sagrado. Ed. Paulus, São Paulo.
12 de outubro
Feriado Religioso
8 - 19 de outubro
Projeção do Filme - Um violinista no Telhado – 1971 – Norman Jewison – 180min.
GIDDENS, Anthony. “Família” e “Tradição”. In: Mundo em descontrole - o que a globalização está fazendo de nós. Ed. Record. Rio de Janeiro / São Paulo, 2000.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. Cinema: instrumento reflexivo e pedagógico. In A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. Ed. Annablume, São Paulo, 2004, pp. 67-80.
9 - 26 de outubro
Prova
02 de novembro
Feriado Finados
10 - 9 de novembro
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas (1983). “A sociedade como realidade subjetiva”. In: A construção social da realidade. Ed. Vozes. Petrópolis. Pp.173-184
11- 16 de novembro
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas (1983). “A sociedade como realidade subjetiva”. In: A construção social da realidade. Ed. Vozes. Petrópolis. Pp.184-195
12- 23 de novembro
CANDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In Contribuição sociológica aos cursos especializados de administração escolar. s/d.
Bibliografia Complementar
NÓVOA, Antônio. “Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente”. In: Teoria e Educação, nº. 4, São Paulo, 1991.
13 - 30 de novembro
GIDDENS, Anthony. (1994), “Introdução” In: Modernidade e Identidade Pessoal. Ed. Celta. Portugal, p.1-8.
Bibliografia Complementar
GIDDENS, Anthony (1991) As conseqüências da modernidade, Ed. UNESP, São Paulo.
14 – 07de dezembro
DUBET, François. A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização escolar. Contemporaneidade e Educação, ano III, março, São Paulo, p.27-33.
Bibliografia Complementar
DUBET, François, (1996), Sociologia da Experiência. Instituto Piaget, Lisboa.
15 – 14 de dezembro
Prova
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação em sala de aula, trabalhos em grupo, provas e fichamentos optativos.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera essenciais
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a idéia principal ali anunciada
3 – Faça uma síntese contendo
a. os objetivos do texto
b. o argumento do autor e
c. a sua conclusão
OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.
“A explicação sociológica exige, como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender a vida em sociedade como estando submetida a uma ordem, produzida pelo próprio concurso das condições, fatores e produtos da vida social” Florestan Fernandes.
......A sociologia da educação é um capítulo, e não dos menores, da sociologia do conhecimento e também da sociologia do poder – sem falar da sociologia das filosofias do poder. Longe de ser este tipo de ciência aplicada, portanto inferior e adequada somente para os pedagogos, que se acostumaram a vê-la dessa forma, ela se situa na base de uma antropologia geral do poder e da legitimidade: ela conduz, com efeito, ao princípio dos “mecanismos” responsáveis pela reprodução das estruturas sociais e pela reprodução das estruturas mentais que, por lhe serem genética e estruturalmente vinculadas, favorecem o desconhecimento da verdade dessas estruturas objetivas e, por isso, o reconhecimento de sua legitimidade.
Estruturas sociais e estruturas mentais, Pierre Bourdieu. In Teoria e Educação, 3, 1991, pp113-119.
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