((Mensagem da professora Graça))
Na tentativa de contemplar os interesses dos alunos da disciplina e aproveitando o ambiente estabelecido pós- greve, pensamos em duas atividades que pudessem contribuir para o amadurecimento teórico oferecido pelas leituras do curso bem como pudessem auxiliar no debate acerca dos desafios do descompasso entre universidade e comunidade em geral.
Assim, elaboramos as seguintes atividades:
É essencial a leitura e a apropriação das leituras abaixo relacionadas.
Turma 1
Leitura
Pierre Lévy e os dois primeiros artigos da Revista Educação e Pesquisa, Em foco Educação e Tecnologia (referências no cronograma do curso).
Turma 2
Leitura
Setton, Maria da Graça. A mídia e o ensino superior: é possível a criação de um consenso. Revista Educação e Realidade. FE-UFRGS, vol.27, n.1, 151-181, 2002 (disponível na Internet).
Bourdieu, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 1997.
Início da aula 19:45.
A classe será dividida em dois grupos
1-O primeiro irá montar uma discussão de aproximadamente meia hora para relatar aos colegas:
Como conceituar Cibercultura?
O que seria Educação à Distancia para Pierre Lévy e as outras pesquisadoras?
Qual a importância do conceito Inteligência coletiva neste processo?
Conceitos como interatividade, virtualidade, autonomia individual são importantes neste processo?
A tecnologia é neutra?
À serviço de quem ela está ou deveria estar?
Existe um consenso a respeito?
Qual o papel do professor neste processo? Ele será desqualificado?
2 – O segundo grupo irá montar uma discussão de aproximadamente meia hora para relatar aos colegas quais os instrumentos de tornar a notícia ideológica?
Como desconstruir o argumento da mídia?
Quais os aspectos a reelaborar?
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