sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Boletim ANPOCS

BOLETIM 2018 TOP2
 BLT 011

BOLETIM INFORMATIVO

29 JANEIRO 2019 

 

 

Seminário Performatividade, precariedade, política: desdobramentos interdisciplinares na obra de Judith Butler

Judith Butler

O seminário Precariedade, Performatividade, Política é um evento organizado por discentes da pós-graduação de diversos departamentos e que contará com financiamento interno da PUC-Rio. Trata-se de um seminário interdisciplinar, aberto à submissão de trabalhos de pessoas de todas as áreas, da PUC e de outras universidades, a serem selecionados e alocados em mesas redondas de acordo com afinidade temática. A proposta é reunir pessoas que estejam trabalhando com conceitos oferecidos pelo trabalho da filósofa contemporânea Judith Butler para promover discussões que atravessem áreas filosóficas, sociológicas, políticas, artísticas, jurídicas etc.
O seminário será aberto ao público, que deverá fazer inscrição como ouvinte a partir do dia 10 de março. Já as inscrições de trabalhos devem ser feitas até dia 10 de fevereiro.
Para mais informações, acesse aqui.


Facebook Twitter

 

IV Simpósio de Gênero e Sexualidade - Sigesex

IV SIGESEX
O IV Simpósio de Gênero e Sexualidade (Sigesex) já possui data marcada. O evento será de 22 a 24 de maio, na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul (MS).
O tema do encontro será "Gêneros, sexualidades e conservadorismos: a política dos corpos, os sujeitos e a disputa pela hegemonia dos sentidos culturais”.
Entre as atividades propostas para o simpósio, haverá conferências, palestras, grupos de trabalho e debates, com o objetivo de discutir o avanço do conservadorismo, suas decorrências no campo dos estudos de gênero e da sexualidade e as novas possibilidades de arranjos políticos e institucionais que se organizam no mundo contemporâneo.
O evento é realizado pelo grupos de pesquisa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS): Laboratório de Estudos da Violência, Gênero e Sexualidade (LEVS) e pelo Núcleo de Estudos de Gênero (NEG).
Além de contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Cátedra UNESCO/UFGD "Diversidade cultural, gênero e fronteiras" e do GT de Gênero da Associação Nacional de História (seção MS).
Para mais informações, acesse o site. 


Facebook Twitter

 

III Jornada do Pensamento Político Brasileiro


0101
O Grupo de Pesquisa em Pensamento Social e Político Brasileiro – Ariadne –, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (PPGCPRI/UFPB), convida estudantes e pesquisadores do país a participarem da III Jornada de Pensamento Político Brasileiro. 
O evento envolverá representantes de 17 diferentes Universidades e programas de pós-graduação e envolverá 9 mini-cursos, 6 mesas-redondas, 6 Grupos de Trabalho e 3 conferências,  estes referenciados em seis eixos temáticos:
- A Questão Nacional no Pensamento Político Brasileiro
- Intelectuais, Paradigmas e Escolas no Pensamento Político Brasileiro
- Instituições, Participação e Representação no Pensamento Político Brasileiro
- Ideologias Políticas no Brasil
- Pensamento Internacional Brasileiro
- Teoria e Método para o Estudo da História das Ideias Políticas
A III PPB ocorrerá de 27 a 29 de março próximo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Para mais informações clique aqui.


Facebook Twitter

 

Sociologia Hoje: temas e debates


Sociologia Hoje eventos

Entre os dias 29 e 31 de janeiro, o IESP-UERJ, em parceria com a BIB-Anpocs, sediará o Seminário "Sociologia Hoje: Temas e Debates", que receberá cientistas sociais de todo o Brasil para discutir balanços da produção bibliográfica recente em suas respectivas áreas. Temas como raça, gênero, trabalho, educação, religião, violência, movimentos sociais, cultura, ruralidades, pensamento social etc. serão debatidos em sessões matutinas e vespertinas. Não é necessária inscrição prévia e a participação é aberta (no limite dos lugares disponíveis).
Confira a programação completa aqui.


Facebook Twitter

 

Chamada para propostas de dossiês temáticos da Revista Política & Sociedade

Política Sociedade

Está aberta chamada para propostas de dossiês para a Revista Política & Sociedade. A presente chamada tem como objetivo selecionar propostas de dossiês temáticos de professores ou pesquisadores doutores das áreas de Sociologia Política, Sociologia, Ciência Política e temas afins para serem publicados durante o ano de 2020.
As propostas devem ser enviadas para o e-mail ps@cfh.ufsc.br com cópia para o e-mail do editor luis.graca@ufsc.br até a data final de 28 de fevereiro de 2019.
Consulte as regras e prazos para submissão acessando o site da revista. 


Facebook Twitter

 

IV ISA Forum of Sociology

ISA
Forum Of Sociology

Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality
Twenty years after the start of our century, the optimism of the Millennium has faded and the challenges we face for living together on a limited planet are even more urgent.
While the expansion and the deepening of democratization was taken for granted at the turn of the Millennium, democracy has been at stake in an increasing number of countries, while its key component such as diversity and equal respect for all citizens are threatened. The hope for a global democracy able to tackle global issues such as climate change, migrations and rising inequalities have faded. It has now become clear that to face global challenges, democracy needs to be re-invented within and beyond the representative system. read more
Call for Sessions: February 4 - March 15, 2019
For more information, access the site


Facebook Twitter

 

Edital do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança - UFF


uff
logo
A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas de 14 de janeiro a 15 de fevereiro de 2019 as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado em Justiça e Segurança do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS) do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC).
Consulte o edital.


Facebook Twitter
  

BIB - Dossiê: Ciência Política Hoje

O dossiê “Ciência Política Hoje” se debruça sobre balanços temáticos e bibliográficos sobre tópicos fundamentais para a produção teórica e empírica na área, propondo debater os as contribuições teóricas, empíricas e metodológicas mais recentes da área.
Parte de uma iniciativa liderada pela Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais (BIB) e da Anpocs, o objetivo é encorajar a produção de balanços bibliográficos sobre algumas das principais áreas da Ciência Política contemporânea, tais como: metodologia de pesquisa em Ciência Política, eleições e sistemas eleitorais, partidos políticos e sistemas partidários, relações entre poderes executivo e legislativo, estado e políticas públicas, cultura e comportamento político, elites políticas e representação política, teoria política, gênero e política, participação política e sociedade civil, comunicação política e opinião pública e, judiciário e política.
Deste modo, entende-se que os balanços bibliográficos nessas diversas áreas oferecem não apenas um desenho das produções e mobilização teóricas recentes em cada área, como também possibilitam a avaliação de metodologias diversas e técnicas de pesquisa variadas empregadas em sua construção. Quais os desafios têm se apresentado para a produção de conhecimento em Ciência Política? E, ao se estabelecer uma articulação entre esses os temas, qual o retrato que podemos compor a respeito da disciplina nos dias de hoje? Essas são as questões que motivam o presente dossiê.
O dossiê será organizado por Glauco Peres da Silva e Bruno Bolognesi, e os artigos devem ser encaminhados para o endereço bib@anpocs.org.br até o dia 28 de fevereiro de 2019, devendo-se respeitar as normas de apresentação de artigos.
ciência política hoje 02 twitter


Facebook Twitter

BIB - Dossiê: Antropologia Hoje

A reflexão sobre os modos e os meios de produzir conhecimento antropológico é parte constitutiva da própria disciplina, apontando para aspectos substantivos de seus desafios empíricos, teóricos, metodológicos e políticos. O dossiê “Antropologia Hoje” se debruça sobre balanços temáticos e bibliográficos sobre tópicos fundamentais para a produção teórica e empírica na área, propondo debater os sentidos, os alcances e os impasses presentes em sua produção contemporânea.
Parte de uma iniciativa liderada pela Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais (BIB) e da Anpocs, o objetivo é encorajar a produção de balanços bibliográficos sobre algumas das principais áreas da antropologia contemporânea, tais como: Arte e performance; Ciência; Desastres e meio ambiente; Deslocamentos e migrações; Ensino na/da antropologia; Relações humanos e não humanos; Movimentos sociais contemporâneos; Patrimônio, memória e museologia; Políticas e direitos indígenas; Saúde; Sexualidades e gênero; Terras de Quilombo.
Deste modo, entende-se que os balanços bibliográficos nessas diversas áreas oferecem não apenas um desenho das produções e mobilização teóricas recentes em cada área, como também possibilitam a avaliação de metodologias diversas e técnicas de pesquisa variadas empregadas em sua construção. Quais os desafios têm se apresentado para a produção de conhecimento antropológico? Quais as dinâmicas do campo no que diz respeito à distribuição regional e institucional dos/das autores/as, abordagens e estratégias metodológicas privilegiadas, lacunas identificadas? E, ao se estabelecer uma articulação entre esses três temas, qual o panorama podemos compor a respeito do fazer antropológico atual? Essas são as questões que motivam o presente dossiê.
O dossiê será organizado por Deise Lucy Montardo, Igor José de Renó Machado, Julie Cavignac e Soraya Fleischer, e os artigos devem ser encaminhados para o endereço bib@anpocs.org.br até o dia 28 de fevereiro de 2019, devendo-se respeitar as normas de apresentação de artigos.
antropologia hoje twitter


Facebook Twitter

BIB - Dossiê: Sociologia Hoje

A reflexão sobre os modos e os meios de produzir conhecimento sociológico é parte constitutiva da própria disciplina, apontando para aspectos substantivos de seus desafios empíricos, teóricos, metodológicos e políticos. O dossiê “Sociologia Hoje” se debruça sobre balanços temáticos e bibliográficos sobre tópicos fundamentais para a produção teórica e empírica na área, propondo debater os sentidos, os alcances e os impasses presentes em sua produção contemporânea.
Parte de uma iniciativa liderada pela Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais (BIB) e da Anpocs, o objetivo é encorajar a produção de balanços bibliográficos sobre algumas das principais áreas da sociologia contemporânea, tais como: movimentos sociais; desigualdade e estratificação social; estudos de gênero; teoria sociológica no Brasil; pensamento social brasileiro; relações raciais; criminalidade e violência; estudos rurais e do meio ambiente; sociologia do trabalho; sociologia da cultura; sociologia da educação; sociologia da religião.
Deste modo, entende-se que os balanços bibliográficos nessas diversas áreas oferecem não apenas um desenho das produção e mobilização teóricas recentes em cada área, como também possibilitam a avaliação de metodologias diversas e técnicas de pesquisa variadas empregadas em sua construção. Quais os desafios têm se apresentado para a produção de conhecimento sociológico? Quais as dinâmicas do campo no que diz respeito à distribuição regional e institucional dos/das autores/as, abordagens e estratégias metodológicas privilegiadas, lacunas identificadas? E, ao se estabelecer uma articulação entre esses três temas, qual o panorama podemos compor a respeito do fazer sociológico atual? Essas são as questões que motivam o presente dossiê.
O dossiê será organizado por Luiz Augusto Campos, Mariana Chaguri e Lorena Fleury e os artigos devem ser encaminhados para o endereço bib@anpocs.org.br até o dia 28 de fevereiro de 2019, devendo-se respeitar as normas de apresentação de artigos.
sociologia hoje twitter


Facebook Twitter
 

PERIÓDICOS ANPOCS
bib87RBCS98 boletim
portal periodicos ANPOCS


logo rodape2
ANPOCS

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais
Diretoria (Biênio 2017 - 2018)
Presidência: Fabiano Guilherme Mendes Santos (IESP-UERJ)
Secretaria Executiva: Ricardo Mariano (USP)
Secretaria Adjunta: Emília Pietrafesa de Godoi (UNICAMP)
Diretoria: Carlos Guilherme do Vale (UFRN)
Roberto Veras de Oliveira (UFPB)
Silvana Krause (UFRGS)
Conselho Fiscal: Ciméa Barbato Bevilaqua (UFPR)
Cláudio Gonçalves Couto (FGV-SP)
Marcelo Domingos Sampaio Carneiro (UFMA)
Diretoria de Publicações: Adrian Gurza Lavalle (USP)
Editora Responsável: Mírian da Silveira Mtb- 28.414
Equipe Administrativa:
Gerente Administrativo e Financeiro: Bruno Ranieri
Assistente Acadêmico: Berto de Carvalho
Assistente Administrativo e Editorial: Felipe Carvalho
 facebook 40  youtube 40  twitter 40
WWW.ANPOCS.ORG.BR

Nenhum comentário: