terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Tutorial FICHAMENTO

Nome:
Número USP:
Data:
Disciplina:

Nome do texto:
Referência bibliográfica completa

Título (opcional)
No primeiro parágrafo de seu fichamento, você deve contextualizar o texto fichado. Dizendo quem é seu autor, em quais condições históricas e sociais ele foi escrito e qual é seu propósito.
Nos parágrafos seguintes, que formam o corpo do texto, as ideias principais ou conceitos presentes no texto fichado devem ser explicadas. Sugere-se que para cada ideia principal/conceito apresente-se um parágrafo, conquanto é preciso que haja um encadeamento dessas ideias.
Para essa parte do fichamento, há duas tarefas, a primeira delas é identificar e, a segunda, explicar uma ideia principal ou um conceito. Se houver dúvidas com relação a identificação da(s) noção(ões) é mais importante no texto, faça uma lista e reflita sobre qual relevância o autor dá a cada uma delas. Para que seu texto não fique muito extenso, você pode selecionar quais pontos gostaria de abordar. Uma outra opção é acompanhar a aula referente ao texto, certamente, as ideias principais serão abordadas. Se sua dificuldade está na explicação de um conceito ou ideia principal, peça explicação em sala de aula. Isso contará pontos para a avaliação presencial!
Para concluir: faça articulações e reflexões (1) com o propósito do curso (Como esse texto pode me ajudar a atingir o objetivo deste curso? Por que me foi sugerido que eu lesse este texto?), (2) com aquilo que foi discutido em sala de aula e (3) com outras representações próprias (outros textos, livros, filmes, experiências).

DICAS:
·         A articulação de ideias e a forma como você constrói seu pensamento estará sendo avaliada. Dessa forma, não utilize itens.
·         Sempre que possível, utilize as suas palavras. Evite citações.
·         Os fichamentos não podem ser refeitos.
·         Quando seu texto estiver pronto, leia novamente o que você escreveu.
·         Seja conciso, duas páginas é o suficiente.
·         Os fichamentos serão avaliados a partir de três conceitos: A (ótimo), B (bom) e C (reprovado).
·         Para obter conceito A: estilo formal de escrita (o que inclui coerência e coesão), a identificação dos conceitos/principais ideias e a compreensão correta dos conceitos/principais ideias
·         Fichamentos entregues fora do prazo acarretarão em penalidade na média final d@ alun@.
·         Para evitar desperdícios imprima frente/verso e utilize apenas um cabeçalho no início do texto. Não há necessidade de uma capa/pasta.

Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados, todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que @ alun@ seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera essenciais
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a ideia principal ali anunciada
3 – Faça um fichamento contendo
a)      os objetivos do texto
b)     o argumento do autor e
c)      a sua conclusão


OBS: No início, os fichamentos serão longos, mas com a prática eles irão ficar mais precisos.

Nenhum comentário: