sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um registro da defesa de Lisandra Ogg Gomes


A pesquisadora Lisandra Ogg Gomes, da Faculdade de Educação da USP e integrante do GPS, defendeu nesta sexta-feira, dia 27, a sua tese de doutorado de título “Particularidades da infância na complexidade social: um estudo sociológico acerca das configurações infantis”.

A banca foi coordenada pela orientadora Maria da Graça Jacintho Setton (FE-USP) e contou com a participação de especialistas em temas que cruzam o trabalho, pesquisados sob a ótica dos processos de socialização: Claudia Vianna (FEUSP), Maria Leticia (FEUSP), Rita Ribes (UERJ) e Maria Alice Nogueira (UFMG).

Maria Alice Nogueira ressaltou a qualidade do trabalho. “É um material consistente, denso  e traz uma bibliografia imponente que me impressionou. Além disso, é um material original de um campo novo, a sociologia e infância”, disse. “Metodologicamente, também faz uma contribuição grande, com um campo vasto e trabalhoso”, concluiu.

Rita Ribes ressaltou a boa escolha de ter como ponto de partida a simplicidade e citou Clarice Lispector. “A escritora tem uma frase em que diz ‘Ninguém se engane. A simplicidade é fruto de muito trabalho’. Seu mérito é perceber a complexidade que está neste simples”, disse a professora. Ao tecer as suas considerações, ela ressaltou a grandeza do campo e a densidade teórica do trabalho.

Claudia Vianna enalteceu o avanço do trabalho desde a qualificação e o cuidado na escrita: “É raro um trabalho que traz o campo o tempo todo, dialogando com a teoria. O texto tem esta ousadia. Além disso, é delicioso e prazeroso, de muita qualidade. Um trabalho artesanal”, disse a professora, citando Mills.

A professora Maria Leticia Nascimento elogiou o intercâmbio que aconteceu no percurso do trabalho. “Lisandra participou do grupo de estudos que coordeno, eu fui ao GPS conversar com os alunos, e a tese reflete esta troca”, disse, agradecendo a oportunidade de estar em diálogo com a pesquisadora. Ela reforçou os elogios ao trabalho teórico da tese “São muitos campos muito bem representados, com textos que vão dos clássicos aos contemporâneos. Não é fantástico lançar mão de tantas questões para entender um grupo de crianças? Este é o grande sentido dos estudos de sociologia da infância. Trazer esta complexidade à tona”, afirmou. Por fim, ela ressaltou que seria de grande valia para quem trabalha com sociologia da infância que a tese fosse publicada como livro.

Ao final de cada exposição, Lisandra comentou as principais questões apontadas pelas professoras integrantes da banca. Após as exposições e comentários, a professora Graça Setton teceu algumas considerações, agradecendo a colaboração de todos e afirmando que foi uma grande satisfação acompanhar o trabalho.

As integrantes da banca deliberaram pela aprovação da pesquisadora com recomendação enfática de publicação da tese em formato de livro.

Nenhum comentário: