sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Livros Ana Sefton

SEFTON, A.P. ; MARTINS, J. Representações de corpo na literatura infanto-juvenil. In: Marie Jane Soares Carvalho; Cristianne Maria Famer Rocha. (Org.). Produzindo Gênero. 1º ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.
ISBN 8520503772
Palavras chave: corpo, discurso, literatura infanto-juvenil, representação
Sinopse do livro: Esta obra marca os estudos que se vem fazendo sobre Gênero no Brasil. Com a participação da REDEFEM nas discussões sobre gênero nasceu esse livro que tem com iniciativa fazer as reflexões possíveis no campo teórico-acadêmico e social sobre o tema. Gênero é mesmo um conceito-chave hoje para a ciência, já estando em uso há pelo menos três décadas. Das ciências humanas e sociais, o mesmo vem atravessando muitas fronteiras além das disciplinares: rompeu os muros da academia, invadiu os movimentos sociais de todas as ordens, ocupa espaço crucial nas discussões internacionais em seus mais variados fóruns é tema e demanda central das várias agências nacionais e globais para o financiamento de pesquisa e mesmo do desenvolvimento. "Produzindo Gênero" representa o esforço do grupo de pesquisadores em compreender e colocar em debate suas contribuições e indagações de ordem teórico-epistemológica através de diversas manifestações em seus espaços de trabalhos.


SEFTON, A.P. Paternidades en las culturas contemporaneas. Revista de Estudos de Género La Ventana. Volume III, série 23, México: Universidade de Guadalajara, 2006.
ISSN 1405-9436
Palavras chave: masculinidade, paternidade, estudos de gênero, estudos culturais, artefatos culturais
Sinopse do capítulo: En este artículo sintetizo parte de mi trabajo de conclusión de maestría en la cual articulo identidades paternas y discursos culturales, relacionados con los campos de los estudios de género y de los estudios culturales, a partir de los conceptos de paternidad, masculinidad, género y literatura. En los límites de este texto, establezco relaciones entre las representaciones de paternidad y las pedagogías culturales, comprendiendo las mismas como una forma de educación producida en otras instancias sociales, además de la escuela, a través de piezas culturales como por ejemplo los libros, los medios de comunicación escrita y televisiva (Steimberg, 1997).

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