domingo, 1 de março de 2009

Aula 2 - 2 de março de 2009

Apresentação aula 2
Dia 02 de março 2009.

Metodologia – entendida como o conhecimento crítico do processo científico, indagando e questionando acerca dos limites e possibilidades.

Não se trata de uma discussão sobre técnicas, mas sobre maneiras de se fazer ciência.

A metodologia é uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa; nela toda questão técnica implica uma discussão teórica.


Objetivos da leitura – provocar a discussão de um olhar, estimular uma sensibilidade intelectual sobre um fenômeno.

Dois conceitos importantes – configuração e cultura de massa – cultura das mídias

Ambos remetem a um método investigativo de pensar as relações sociais – indivíduo e instituições.

O primeiro implica em uma perspectiva específica das relações e, o segundo, desdobra-se em uma postura crítica sobre conceitos há muito cristalizados.

O conceito de configuração aqui utilizado serve como um instrumento conceptual e didático que tem como intenção romper com a idéia de que as instituições socializadoras e seus agentes sejam antagônicos. Salientar a relação de interdependência das instâncias/agentes da socialização, condição para coexistirem enquanto configuração, é uma forma de afirmar que a relação estabelecida entre eles pode ser de aliados ou de adversários. Podem ser relações de continuidade ou de ruptura. Podem então determinar uma gama variada de experiências de socialização.

Pensar as relações entre a família, a escola e a mídia a partir do modelo de configuração é analisar estas instituições sociais em uma relação dinâmica criada pelo conjunto de seus integrantes, seus recursos e trajetórias particulares. No entanto, não é uma relação dinâmica entre subjetividades, mas uma dinâmica criada pela relação que esses sujeitos constroem na totalidade de suas ações e experiências, objetivas e subjetivas, que mantêm uns com os outros.

Um comentário:

. : l@r! : . disse...

Rodrigo, vcs vao disponibilizar aqui os slides dos seminarios da aula passada?!