Chamada de artigos para o dossiê HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais, com correção do prazo para submissão.
Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais
As pesquisas em história da educação têm apresentado significativos exemplos daquilo que alguns autores reconheceram, sobretudo nos últimos quinze anos, como uma diversificação de temas, fontes e métodos. Ao mesmo tempo, por se tratar de estudos de práticas sociais que não se reduzem à escola ou à escolarização, os diferentes fenômenos educativos não escolares ou vinculados a uma educação não formal passam a receber a atenção de pesquisadores e pesquisadoras. Dessa forma, entendemos a história da educação como um campo de investigações abrangente, afetado por diferentes abordagens e diálogos capazes de produzir explicações sobre as distintas práticas sociais que (trans)formam sujeitos, coletivos e instituições. Nessa perspectiva, o dossiê pretende reunir artigos que expressem resultados de pesquisa e/ou reflexão teórica a respeito de temas, fontes e memórias de práticas sociais escolares e não escolares. Interessa-nos receber contribuições que apresentem preocupações e problemáticas vinculadas às dimensões culturais, políticas e sociais. Em tempos de incerteza e de meta-narrativas revisionistas, pesquisas que considerem discussões relativas ao campo da memória social, das disputas de memórias, das memórias e das culturas escolares, da história da educação de/em movimentos políticos e sociais, das relações de poder e do cotidiano na história das práticas sociais educacionais, ou mesmo que contemplem diálogos entre história da educação com outros domínios e campos de conhecimento serão muito bem-vindos.
Organizadores: Isabel Bilhão (Unisinos) e Éder da Silva Silveira (UNISC)
Prazo para submissão: 09/06/2019.
https://online.unisc.br/seer/
Nenhum comentário:
Postar um comentário