segunda-feira, 1 de abril de 2013

Resumo - TCC Gabriela Valente

Diferentes propostas curriculares para o ensino religioso e suas consequências para a laicidade do Estado

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a análise de propostas pedagógicas de cinco estados brasileiros para o ensino religioso, produzidas entre 2000 e 2009, sob os aspectos da oferta do ensino, da organização do currículo, do conteúdo proposto, da orientação metodológica, da escolha do professor da disciplina e da avaliação. O procedimento de pesquisa adotado foi a análise documental, tomando por base a perspectiva de Kramer. Como referenciais optou-se por Fischmann e por Gimeno Sacristán. Pode-se verificar que, por mais que esses documentos sejam muito cuidadosos em seus discursos, abrem espaço para que haja discriminação religiosa em instituições escolares públicas. Sendo esta análise focada em apenas um âmbito do currículo – o currículo prescrito – atenta-se para o fato de que haverá ainda outras transformações até a sua chegada para os alunos, havendo um leque maior de possibilidades para o não cumprimento da laicidade do Estado.

Palavras chave: Ensino religioso; Escolas públicas; Estados brasileiros; Currículo; Laicidade

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