As práticas docentes e a questão religiosa
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a gênese das disposições de cultura de docentes e suas lógicas de ação quando se deparam com situações envolvendo a questão religiosa. Trata-se de uma pesquisa de doutorado de inspiração etnográfica e que pretende fazer uma análise com dimensões internacionais sobre a prática docente, avaliando as referências e argumentos disposicionais que são mobilizados na prática docente por professores/as franceses e brasileiros do Ensino Fundamental II (collège). A pesquisa situa-se na área de Sociologia da Educação, privilegiando como aportes a teoria da socialização e a sociologia pragmática. O estudo traz o debate sobre laicidade estatal e a questão religiosa na esfera pública educacional, utilizando referências teóricas brasileiras e francesas. Parte-se do pressuposto de que, algumas características culturais e disposicionais dos/as docentes, a saber, suas disposições híbridas de habitus, servem como um operador analítico das articulações de recursos mediadores de suas ações e discursos. Levando em conta a configuração sociocultural específica de cada país, a gênese da prática docente é analisada, a partir de uma perspectiva processual e relacional, onde a conformação de aspectos históricos, valorativos, individuais e contextuais se conjugariam, ora em tensão, ora em sinergia. Conclui-se que a prática docente nos dois países é resultado de uma pluralidade de lógicas de ação e que, a existência de um debate público sobre a questão religiosa e do conhecimento de normas sobre a laicidade, são fundamentais na definição da ação dos professores.
Palavras chaves: escola pública; prática docente; religião; educação; laicidade
Mestrado:
A presença oculta da religiosidade na prática docente
Resumo
Este estudo propõe a identificação e a análise da presença da religiosidade na escola pública a partir da observação de estratégias e mecanismos difusos. Partiu-se da hipótese de que a religiosidade estaria presente na escola de forma velada e naturalizada. Para contextualizar a religiosidade no ambiente escolar foi preciso dirigir o olhar para as formas como esse fenômeno se apresenta na sociedade brasileira e como os indivíduos pertencentes a essa sociedade percebem sua/s religiosiosidade/s. Para alcançar o escopo pretendido, procedeu-se a um estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. Utilizou-se um arsenal de técnicas de coleta de dados inspiradas na metodologia etnográfica e construídas a partir da noção de cultura escolar (FORQUIN, 1993), entre elas, a observação de campo, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras. A partir da triangulação desses dados, construíram-se perfis de duas docentes com o objetivo de analisar suas práticas profissionais. Para categorizar as respectivas práticas utilizou-se a noção de crença (BOURDIEU, 2001). Dessa forma, como primeira conclusão pode-se dizer que são as crenças individuais configuradas, entre elas as religiosas, que fomentam as práticas docentes, devido à ausência de balizas ou limites a essas práticas. Consequentemente, a religiosidade, além de estar presente na prática destas profissionais, também influencia o processo de socialização das crianças que frequentam esse ambiente. Por fim, foi constatada a presença da religiosidade na escola pública de forma oculta, sendo a sua invisibilidade ao olho nu o que a legitima e a mantém de forma perene.
Palavras chave: Brasil, Escola pública, Prática docente, Religião, Religiosidade
Dissertação apresentada em 24 de junho de 2015.
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