O gosto cultural dos professores de música: um estudo sobre concepções e hieranquias musicais.
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar o gosto cultural, e mais especificamente, o gosto musical do professor de música. Trata-se de uma investigação que procura compreender os valores bem como padrões de escolha de obras e bens culturais relativos e relacionados ao universo do docente da área na tentativa de subsidiar as discussões acerca dos processos de ensino e aprendizado da educação musical nas escolas. A intenção é trabalhar com docentes e alunos das licenciaturas de música a fim de observar variâncias e invariâncias em seus processos formativos e socializadores. Parte-se da hipótese que as múltiplas e singulares experiências de socialização vividas e em curso na vida destes sujeitos são caracterizadas por uma ampla gama de referências culturais o que favorece a construção de um sistema de disposições híbrido pouco afeito aos cânones tradicionalmente valorizados na área. Neste sentido, primeiramente, privilegiar-se-á a técnica do questionário e em seguida entrevistas em profundidade. Os sujeitos da pesquisa serão moradores da cidade de Curitiba e a técnica de questionário, estruturado com questões fechadas e abertas, será utilizada na perspectiva de atingir grande número de participantes. As entrevistas em profundidade serão realizadas a partir de um roteiro com questões semiestruturadas. Espera-se contribuir para a compreensão do alcance e dos limites da discussão sobre as disposições híbridas de habitus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário