terça-feira, 30 de julho de 2013

Programa de Disciplina - Introdução aos Estudos da Educação

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

20 SEMESTRE  2013-    Disciplina   -  Introdução aos Estudos da Educação

 

RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON

Monitora – Gabriela Valente – gabivalente2002@yahoo.com.br

Título da disciplinaO processo de socialização – aspectos de sua dimensão tradicional e moderna.

Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque as instituições de socialização tradicionais (família e religião) e moderna (escola e mídias), e considerando suas especificidades, discutiremos os alcances e limites de cada uma delas. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma perspectiva dinâmica e processual. Ao refletir sobre as transformações sofridas pelo processo educativo no último século, temos ainda a intenção de introduzir o aluno aos novos desafios da educação na sociedade atual.

Cronograma de Aulas e Leituras
1)05 de agosto
Apresentações – distribuição do programa de curso

2)12 de agosto
MILLS, Wright. “A promessa”. pp.09-32. in A imaginação sociológica. Ed. Zahar. Rio de Janeiro. 1964.

Bibliografia Complementar
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Ed.70, 1999, pp.13-34. (Introdução)
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965, pp.211-243. (Apêndice – Do artesanato intelectual.)
NISBET, Robert. A sociologia como uma forma de arte. In Revista Plural, USP, São Paulo.
BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986.
BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero,  1980, pp.16-20.

3)19 de agosto
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991, pp.11 a 21/25 a 30/ 43 a 51/ 58 a 60.

4)26 de agosto

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991. (primeira avaliação)
5)02 de setembro

Não haverá aula – SEMANA DA PATRIA


6)09 de setembro
SETTON, Maria da Graça J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. In Educação e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, vol. 28, n/1, jan/jun, 2002, pp.107-116.

7)16 de setembro
Projeção do Filme “Um violinista no telhado”.Norman Jewison
Bibliografia Complementar
SANCHIS, Pierre. Cultura Brasileira e religião...passado e atualidade. In Cadernos CERU. São Paulo, Serie 2, vol.19, n/2, dezembro, 2008, pp.71-92.
8)23 de setembro
SETTON, Maria da Graça J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. In Educação e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, vol. 28, n/1, jan/jun, 2002, pp.107-116

9)30 de setembro
Não haverá aula - ANPED

10)07 de outubro
Discussão sobre textos (Sanchis e Setton) e filme– (segunda avaliação)

11)14 de outubro
CANDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In Educação e Sociedade. (orgs. Foracchi, M & Pereira. L). Companhia Editora Nacional. 1978, pp.107-128.

12)21 de outubro
CANDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In Educação e Sociedade. (orgs. Foracchi, M & Pereira. L). Companhia Editora Nacional. 1978, pp.107-128. (terceira avaliação)

13)28 de outubro
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber: conceitos e definições (capitulo 6). In Da relação com o saber – elementos para uma teoria, Porto Alegre, Ed. ArtMed. 2000.

14)04 de novembro
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber: conceitos e definições (capitulo 6). In Da relação com o saber – elementos para uma teoria, Porto Alegre, Ed. ArtMed. 2000. (avaliação final)

15)11 de novembro
Prova substitutiva – para aqueles que deixaram de fazer uma das avaliações anteriores

16) 18 de novembro
Avaliação do curso
Notas

OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.

Avaliação

Participação em sala de aula, leitura dos textos, avaliação individual ou em grupo (3 a 4), e fichamentos optativos.

Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a idéia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a)       os objetivos do texto
b)       o argumento do autor e
c)       a sua conclusão

OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.
 
A explicação sociológica exige, como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender a vida em sociedade como estando submetida a uma ordem, produzida pelo próprio concurso das condições, fatores e produtos da vida social” Florestan Fernandes

......A sociologia da educação é um capítulo, e não dos menores, da sociologia do conhecimento e também da sociologia do poder – sem falar da sociologia das filosofias do poder. Longe de ser este tipo de ciência aplicada, portanto inferior e adequada somente para os pedagogos, que se acostumaram a vê-la dessa forma, ela se situa na base de uma antropologia geral do poder e da legitimidade: ela conduz, com efeito, ao princípio dos “mecanismos” responsáveis pela reprodução das estruturas sociais e pela reprodução das estruturas mentais que, por lhe serem genética e estruturalmente vinculadas, favorecem o desconhecimento da verdade dessas estruturas objetivas e, por isso, o reconhecimento de sua legitimidade.

Estruturas sociais e estruturas mentais, Pierre Bourdieu. In Teoria e Educação, 3, 1991, pp113-119.








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