EXAME
DE QUALIFICAÇÃO - JOSINEIDE ALVES DA SILVA – (06/03/2018 FE-USP)
A FORMAÇÃO AUDIOVISUAL
(CINEMA) DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE AS INICIATIVAS JÁ
EXISTENTES
RESUMO
A presente pesquisa objetiva identificar e analisar as iniciativas
existentes nos últimos dez anos – 2006 - 2016 – no Brasil, sobre a formação
audiovisual dos professores da educação básica. Trata-se de um estudo com
ênfase central no cinema, na tentativa de levantar conhecimentos teóricos e
práticas didático-pedagógicas elencadas como prioritárias na formação docente
na interface cinema e educação.
Tal estudo se justifica tendo em vista a Lei nº 13.006, sancionada em 26 de junho de
2014, que determina a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de
ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais.
Parte-se do pressuposto de que o cinema como objeto da indústria
midiática, opera como uma matriz de cultura, e enquanto produção humana pode se
destacar como: a) uma linguagem artística produtora de sentido; b) uma técnica
de registro, portadora de uma estética/linguagem passível de ser usada como
documento sócio histórico; c) além disso, pode se destacar como produção
simbólica (apresenta ideologias diversas), permitindo identificar perspectivas
filosóficas, históricas e culturais que abrem o diálogo com o público ampliando
sua capacidade crítica e criativa.
Para desenvolver a investigação faremos uma pesquisa documental nas
produções acadêmicas registradas em instituições científicas tais como Anped -
GT Educação e Comunicação, Anpocs, Intercom, demais instituições e periódicos
que cultivam a interface cinema e educação, com base nos trabalhos de Lakatos e
Marconi, 2010; Ludke e André, 1986 e outros.
Cabe lembrar que os estudos bibliográficos centrados em teorias
específicas do cinema enquanto mídia/indústria cultural e linguagem para o
ensino, explorados por Kellner, 2001; Bordwell & Thompson, 2013; Xavier,
2008; Duarte, 2002; Fresquet, 2013; Napolitano, 2009; Thiel 2009, bem como da
Sociologia, mais especificamente as contribuições de Sorlin para a sociologia
do cinema, 1994; Fischer, 2007, Setton, 2010 e, sobretudo da Educação Libâneo,
2008; Nóvoa, 2017, Imbernón, 2010; Gadotti, 2005; farão parte do escopo
analítico desta investigação. Como resultado, espera-se o conhecimento
sistemático das iniciativas sobre formação audiovisual do cinema, a fim de
subsidiar a criação de disciplinas na grade curricular nos cursos de Pedagogia.
PALAVRAS-CHAVE:
Cinema;
Formação audiovisual de professores; Ensino e Aprendizagem.
BANCA:
Prof (a) Dr (a): Maria da
Graça Jacintho Setton. Inst. de vínculo: Faculdade
de Educação da Universidade de São Paulo. FE-USP. Depto: Filosofia da Educação
e Ciências da Educação. (Orientadora).
Prof (a) Dr (a): Rosália
Maria Duarte. Inst. de vínculo: Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro. PUC-RIO. Depto: Educação.
Prof (a) Dr (a): Claudia de Almeida Mogadouro. Inst. de vínculo: Escola de
Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. ECA USP. Centro de Estudos
Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Depto: Mídia,
Informação e Cultura (MIDCULT).
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