sábado, 10 de março de 2018

EXAME DE QUALIFICAÇÃO - JOSINEIDE ALVES DA SILVA


EXAME DE QUALIFICAÇÃO - JOSINEIDE ALVES DA SILVA – (06/03/2018 FE-USP)
A FORMAÇÃO AUDIOVISUAL (CINEMA) DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE AS INICIATIVAS JÁ EXISTENTES

RESUMO

A presente pesquisa objetiva identificar e analisar as iniciativas existentes nos últimos dez anos – 2006 - 2016 – no Brasil, sobre a formação audiovisual dos professores da educação básica. Trata-se de um estudo com ênfase central no cinema, na tentativa de levantar conhecimentos teóricos e práticas didático-pedagógicas elencadas como prioritárias na formação docente na interface cinema e educação.
Tal estudo se justifica tendo em vista a Lei nº 13.006, sancionada em 26 de junho de 2014, que determina a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais.
Parte-se do pressuposto de que o cinema como objeto da indústria midiática, opera como uma matriz de cultura, e enquanto produção humana pode se destacar como: a) uma linguagem artística produtora de sentido; b) uma técnica de registro, portadora de uma estética/linguagem passível de ser usada como documento sócio histórico; c) além disso, pode se destacar como produção simbólica (apresenta ideologias diversas), permitindo identificar perspectivas filosóficas, históricas e culturais que abrem o diálogo com o público ampliando sua capacidade crítica e criativa. 
Para desenvolver a investigação faremos uma pesquisa documental nas produções acadêmicas registradas em instituições científicas tais como Anped - GT Educação e Comunicação, Anpocs, Intercom, demais instituições e periódicos que cultivam a interface cinema e educação, com base nos trabalhos de Lakatos e Marconi, 2010; Ludke e André, 1986 e outros. 
Cabe lembrar que os estudos bibliográficos centrados em teorias específicas do cinema enquanto mídia/indústria cultural e linguagem para o ensino, explorados por Kellner, 2001; Bordwell & Thompson, 2013; Xavier, 2008; Duarte, 2002; Fresquet, 2013; Napolitano, 2009; Thiel 2009, bem como da Sociologia, mais especificamente as contribuições de Sorlin para a sociologia do cinema, 1994; Fischer, 2007, Setton, 2010 e, sobretudo da Educação Libâneo, 2008; Nóvoa, 2017, Imbernón, 2010; Gadotti, 2005; farão parte do escopo analítico desta investigação. Como resultado, espera-se o conhecimento sistemático das iniciativas sobre formação audiovisual do cinema, a fim de subsidiar a criação de disciplinas na grade curricular nos cursos de Pedagogia.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema; Formação audiovisual de professores; Ensino e Aprendizagem.

BANCA:
Prof (a) Dr (a): Maria da Graça Jacintho Setton. Inst. de vínculo:  Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. FE-USP. Depto: Filosofia da Educação e Ciências da Educação. (Orientadora).
Prof (a) Dr (a): Rosália Maria Duarte. Inst. de vínculo: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. PUC-RIO. Depto: Educação.

Prof (a) Dr (a): Claudia de Almeida Mogadouro. Inst. de vínculo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. ECA USP. Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Depto: Mídia, Informação e Cultura (MIDCULT).


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