Banca de defesa de Paula Reis Bueno
BUENO,
Paula Alexandra Reis. Socializações de jovens professores
nas Licenciaturas em Música do Paraná. 2017. 290 f. Tese
(Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2017.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar a potência das Licenciaturas
em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Propôs-se a
verificação de como esta instância socializadora sanciona a composição do habitus e a construção identitária de jovens professores de música. O estudo abrangeu todas as
instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado
do Paraná, região sul do Brasil. A pesquisa
contou com cento e sessenta indivíduos investigados na primeira fase (2015), os
quais eram estudantes das séries finais do curso; e destes, dezessete
indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada
na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um
tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise
de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem visou realizar
um mapeamento do gosto cultural dos sujeitos da pesquisa revelando diferentes perfis de
gostos e práticas. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter
qualitativo, e permitiu encontrar pluralidades de formas de socialização no
mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições
híbridas de habitus, forjadas a
partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas significativas.
As trajetórias de vida foram marcadas pela presença da música, em situações
permeadas de afetos, que colaboraram para a construção de uma linguagem na
área. Essa linguagem foi sendo aprimorada a cada fase da vida, num tempo
vivido, a medida que os acontecimentos permitiram condições de possibilidades.
As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção
mais crítica e reflexiva acerca do universo musical, o que implicou na
manutenção, transformação e ruptura de gostos e práticas. Verificou-se também,
que essas socializações universitárias corroboraram na construção de
identidades profissionais docentes na área da música. Desta forma, a presente tese corroborou com
os estudos sociológicos que buscam demonstrar
a dualidade de forças entre estruturas e agentes, entre as realidades materiais
e as subjetividades.
Palavras-Chave: Sociologia do Conhecimento. Sociologia da
Cultura. Sociologia da Educação. Socialização. Educação Musical.
A banca aprovou, em
07/02/2018, a tese apresentada e defendida pela Paula A. R. Bueno, destacando o
domínio teórico e a diversidade de dados empíricos coletados e analisados,
sugerindo a publicação do trabalho.
Banca
Examinadora
Prof.ª Doutora Maria
da Graça Jacintho Setton
Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de
São Paulo
Professora Titular em Sociologia da Educação
pela Faculdade de Educação da USP. Livre-Docente em Sociologia da Educação pela
Faculdade de Educação - USP - 2009. Realizou Graduação e Mestrado em Ciências
Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982 e 1989) e
doutorado em Sociologia pela FFLCH -Universidade de São Paulo (1996Entre os
anos de 2010 a 2013 foi coordenadora do GT 14 - Sociologia da Educação da
Anped. Atualmente é membro do Comitê Científico desta mesma instituição. É
coordenadora do GPS - Grupo Práticas de Socialização Contemporâneas, desde
2003. Em 1997 realizou seu primeiro pós-doc no NUPES - USP. Em 2000, esteve na
França (EHESS - Paris), realizando pesquisa de pós-doutoramento. Em 2008,
atuando como professora convidada, fez um estágio de pesquisa no Groupe de
Recherche sur la Socialisation, na Université Lumière 2 , em Lyon, França e na
Universidade de Coimbra, Portugal. Em 2012, esteve na Université
Paris-Descartes, Sorbonne, Sciences Humaines et Sociales, com a oportunidade de
mais um estágio de pesquisa. Entre agosto de 2012 e abril de 2013, realizou um
pós-doc no IFCH- UNICAMP.
Prof.ª Doutora Jusamara Souza
Instituição: Instituto
de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora
e Mestre em Educação Musical pela Universität Bremen, Alemanha, é Professora
Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal
do Rio Grande do Sul - UFRGS. Desde 1997 tem atuado como professora no curso de
Licenciatura em Música e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de
Pós-Graduação em Música da UFRGS. Foi Presidente da Associação Brasileira de
Educação Musical (ABEM) nos períodos 2001-2003 e 2003-2005. Atualmente foi
reconhecida como Sócia Benemérita da ABEM. De 2000 a 2006 atuou como Editora da
Revista em Pauta publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS.
Foi Diretora da Editora da UFRGS (2002-2008) e Coordenadora Substituta do
Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (2009-2011). Pesquisadora Nível 1
do CNPq, coordena o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO),
criado em 1996 e registrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Ministrou
diversas conferências, palestras e cursos no Brasil, Argentina, Chile, México,
Espanha, Portugal e Alemanha. Pela sua experiência na área tem atuado como
consultora em diversos órgãos governamentais de apoio à pesquisa como FAPERGS,
FAPESP, CAPES e CNPQ.
Prof.º Doutor Alberto Tsuyoshi Ikeda
Instituição: Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo
Professor do Instituto de Artes (Aposentado,
2014), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - S.
Paulo). Professor-Colaborador,
co-responsável, da Disciplina Metodologia da Pesquisa em Música - PPGM-ECA-USP
(2014, 2015, 2016, 2017). Professor Co-Orientador do Programa de Pós-Graduação
em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP
(2015, 2016, 2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em música e as
culturas populares, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular
brasileira, música popular-tradicional (folclore/etnomúsica), samba, carnaval,
folguedos e danças populares, música brasileira e gêneros de música popular
brasileira. Criador e coordenador do Grupo de Estudos: Música étnica e popular
(Brasil/América Latina), desde 1995. Consultor da Cátedra Kaapora, da
Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira: Universidade Federal de
São Paulo (UNIFESP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
Prof.º Doutor Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Instituição: Faculdade de Educação da Universidade Federal
de Juiz de Fora
Atual
presidente da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), o doutor Marcus
V. M. Pereira possui graduação em Música - Bacharelado em Piano pela Universidade
Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Música pela Universidade Federal de
Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de
Juiz de Fora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação musical,
atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, sociologia da educação
musical, e educação musical escolar. Na área da musicologia e da performance
musical, seus interesses de investigação são a canção brasileira, e estudos
relacionados ao piano.
Prof.º Doutor Rodrigo Pelegrini Ratier
Instituição: Faculdade Cásper Líbero (SP)
Professor do curso de jornalismo da Faculdade
Cásper Líbero (SP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP),
com doutorado-sanduíche na Université Lumière Lyon 2. Pesquisador do Grupo de
Pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS-FEUSP). Editor-executivo
da revista Nova Escola. Diretor-suplente da Associação dos Jornalistas de
Educação (Jeduca). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em
Sociologia da Educação, e em Comunicação, com ênfase em Jornalismo de Educação,
edição de revistas e jornalismo digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário