segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Pesquisa Paula Reis Bueno

Banca de defesa de Paula Reis Bueno



BUENO, Paula Alexandra Reis.  Socializações de jovens professores nas Licenciaturas em Música do Paraná. 2017. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a potência das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Propôs-se a verificação de como esta instância socializadora sanciona a composição do habitus e a construção identitária de jovens professores de música. O estudo abrangeu todas as instituições com o curso de Licenciatura em Música na modalidade presencial no Estado do Paraná, região sul do Brasil. A pesquisa contou com cento e sessenta indivíduos investigados na primeira fase (2015), os quais eram estudantes das séries finais do curso; e destes, dezessete indivíduos foram selecionados para uma entrevista em profundidade, concretizada na segunda fase do estudo (2017). A primeira etapa analítica recebeu um tratamento quantitativo, privilegiando a análise descritiva, seguida da Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e da Análise de Clusters. Esta abordagem visou realizar um mapeamento do gosto cultural dos sujeitos da pesquisa revelando diferentes perfis de gostos e práticas. A segunda etapa analítica teve um processamento de caráter qualitativo, e permitiu encontrar pluralidades de formas de socialização no mundo contemporâneo, que promoveram a construção de identidades com disposições híbridas de habitus, forjadas a partir de diversas matrizes de cultura e em interações humanas significativas. As trajetórias de vida foram marcadas pela presença da música, em situações permeadas de afetos, que colaboraram para a construção de uma linguagem na área. Essa linguagem foi sendo aprimorada a cada fase da vida, num tempo vivido, a medida que os acontecimentos permitiram condições de possibilidades. As Licenciaturas em Música do Paraná foram capazes de promover uma percepção mais crítica e reflexiva acerca do universo musical, o que implicou na manutenção, transformação e ruptura de gostos e práticas. Verificou-se também, que essas socializações universitárias corroboraram na construção de identidades profissionais docentes na área da música.  Desta forma, a presente tese corroborou com os estudos sociológicos que buscam demonstrar a dualidade de forças entre estruturas e agentes, entre as realidades materiais e as subjetividades.



Palavras-Chave: Sociologia do Conhecimento. Sociologia da Cultura. Sociologia da Educação. Socialização. Educação Musical.


A banca aprovou, em 07/02/2018, a tese apresentada e defendida pela Paula A. R. Bueno, destacando o domínio teórico e a diversidade de dados empíricos coletados e analisados, sugerindo a publicação do trabalho.

Banca Examinadora



Prof.ª Doutora  Maria da Graça Jacintho Setton
Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Professora Titular em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Livre-Docente em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação - USP - 2009. Realizou Graduação e Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982 e 1989) e doutorado em Sociologia pela FFLCH -Universidade de São Paulo (1996Entre os anos de 2010 a 2013 foi coordenadora do GT 14 - Sociologia da Educação da Anped. Atualmente é membro do Comitê Científico desta mesma instituição. É coordenadora do GPS - Grupo Práticas de Socialização Contemporâneas, desde 2003. Em 1997 realizou seu primeiro pós-doc no NUPES - USP. Em 2000, esteve na França (EHESS - Paris), realizando pesquisa de pós-doutoramento. Em 2008, atuando como professora convidada, fez um estágio de pesquisa no Groupe de Recherche sur la Socialisation, na Université Lumière 2 , em Lyon, França e na Universidade de Coimbra, Portugal. Em 2012, esteve na Université Paris-Descartes, Sorbonne, Sciences Humaines et Sociales, com a oportunidade de mais um estágio de pesquisa. Entre agosto de 2012 e abril de 2013, realizou um pós-doc no IFCH- UNICAMP.

Prof.ª Doutora  Jusamara Souza
Instituição: Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universität Bremen, Alemanha, é Professora Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Desde 1997 tem atuado como professora no curso de Licenciatura em Música e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Foi Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) nos períodos 2001-2003 e 2003-2005. Atualmente foi reconhecida como Sócia Benemérita da ABEM. De 2000 a 2006 atuou como Editora da Revista em Pauta publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Foi Diretora da Editora da UFRGS (2002-2008) e Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (2009-2011). Pesquisadora Nível 1 do CNPq, coordena o Grupo de Pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO), criado em 1996 e registrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Ministrou diversas conferências, palestras e cursos no Brasil, Argentina, Chile, México, Espanha, Portugal e Alemanha. Pela sua experiência na área tem atuado como consultora em diversos órgãos governamentais de apoio à pesquisa como FAPERGS, FAPESP, CAPES e CNPQ.

 

Prof.º Doutor  Alberto Tsuyoshi Ikeda

Instituição: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Professor do Instituto de Artes (Aposentado, 2014), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - S. Paulo).  Professor-Colaborador, co-responsável, da Disciplina Metodologia da Pesquisa em Música - PPGM-ECA-USP (2014, 2015, 2016, 2017). Professor Co-Orientador do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP (2015, 2016, 2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em música e as culturas populares, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular brasileira, música popular-tradicional (folclore/etnomúsica), samba, carnaval, folguedos e danças populares, música brasileira e gêneros de música popular brasileira. Criador e coordenador do Grupo de Estudos: Música étnica e popular (Brasil/América Latina), desde 1995. Consultor da Cátedra Kaapora, da Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Prof.º Doutor Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Instituição: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Atual presidente da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), o doutor Marcus V. M. Pereira possui graduação em Música - Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação musical, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, sociologia da educação musical, e educação musical escolar. Na área da musicologia e da performance musical, seus interesses de investigação são a canção brasileira, e estudos relacionados ao piano.

Prof.º Doutor Rodrigo Pelegrini Ratier
Instituição: Faculdade Cásper Líbero (SP)

Professor do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero (SP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), com doutorado-sanduíche na Université Lumière Lyon 2. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS-FEUSP). Editor-executivo da revista Nova Escola. Diretor-suplente da Associação dos Jornalistas de Educação (Jeduca). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, e em Comunicação, com ênfase em Jornalismo de Educação, edição de revistas e jornalismo digital.

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