DEPARTAMENTO
DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
2º
SEMESTRE 2017
Disciplina Pós-Graduação - Projetos
de pesquisa: leituras sobre o método e técnicas na sociologia da educação.
Responsável
– Maria da Graça Jacintho Setton
1) Dia 11
de setembro
Apresentação do curso
2) Dia
12 de setembro
A
predisposição ao trabalho intelectual
MILLS, C.Wright. A Promessa e Apêndice - do artesanato
intelectual. in A imaginação Sociológica.
Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 1969.
BOURDIEU,
Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro:
Marco Zero, 1980, pp.16-20.
Leitura
Complementar:
BRANDÃO, Zaia. Conversas com pós-graduandos. In: Pesquisa em educação - conversas com
pós-graduandos. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-RJ, 2002, p.15-26.
BOURDIEU, P.& CHAMBOREDON,
JC & PASSERON, JC. Primeira parte, A ruptura. in O ofício de sociólogo - preliminares
epistemológicas. 1999.
3) Dia
13 de setembro
O fazer
sociológico - um ponto de vista
BRANDÃO, Zaia. A construção de um objeto de pesquisa e
A teoria como hipótese. In: Pesquisa em
educação - conversas com pós-graduandos. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-RJ
NISBET, Robert. A sociologia como uma forma de arte.
In Revista Plural, USP, São Paulo,
2000, 7, pp. 111-130.
Leitura
Complementar:
BERGER, Peter L. Perspectivas
sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986.
4) Dia
14 de setembro
Por uma
sociologia reflexiva - um método
BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma sociologia
reflexiva, pp.17-58). in O poder
simbólico. Lisboa Ed. Difel, 1989.
Leitura
Complementar:
BOURDIEU, Pierre. Miséria
do Mundo. Ed.Vozes.(Compreender. Pp. 693-732)
5) Dia
15 de setembro
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. in A sociedade dos indivíduos. Rio de
Janeiro, Ed. Zahar. -
Início discussão projetos
6 a 12
aulas -
Dias 18,
19, 20, 21, 22, 25 e 26 de setembro
Avaliação – Participação em aulas, seminários e
reelaboração dos projetos de pesquisa.
Entrega Projeto Reelaborado – 30 de outubro de 2017.
Cronograma
de Leituras de Projetos
Dias 18
de setembro (entrega ao grupo dia 12 de setembro)
Discussão
dos Projetos dos alunos:
Ronaldo por Vanessa
Thais Passos por Julia
Patrick por James
Dia19 de
setembro (entrega ao grupo dia 13 de
setembro)
Discussão
dos Projetos dos alunos:
Verônica por Angélica
Fernando por Glaucia
Taila por Patrícia
Dia 20
de setembro (entrega ao grupo dia 14 de setembro)
Discussão
dos Projetos dos alunos:
Ana por Fernando
Marcos por Silvi
James por Patrick
Dia 21 de setembro (entrega dia 15 de setembro)
Discussão
dos Projetos dos alunos:
Julia por Thais Passos
Vanessa por Simone
Mafra por Taila
Dia 22
de setembro (entrega dia 16 de setembro)
Discussão
dos Projetos dos alunos:
Glaucia por Thais Pimentel
Silvi por Marcos
Patricia por Mafra
Dia 25
de setembro (entrega dia 17 de setembro)
Discussão
dos Projetos dos alunos:
Angélica por Verônica
Liliane por Georgeo
Viviane por Ana
Dia 26 de
setembro (entrega dia 18 de setembro)
Discussão
dos Projetos dos alunos:
Thais Pimentel por Ronaldo
Georgeo por Liliane
Simone por Viviane
Pistas para a apreciação
geral do projeto
Tema
a)
O tema
do projeto tem relevância acadêmica e social?
b)
O tema
do projeto relaciona-se à trajetória escolar pregressa e experiência social ou
profissional do/a autor/a?
Objetivos
a) Os objetivos do projeto estão claros
b) Os objetivos da investigação são exequíveis e
capazes de sustentar uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado
Sujeitos da pesquisa
a) o projeto apresenta seus sujeitos de pesquisa de
forma clara
Problema/objeto
a)
O
projeto formula uma pergunta ou problema claro
b)
Quais
as suas sugestões para melhorar a formulação do problema/objeto do pré-projeto?
Hipótese e ou Tese
a) o projeto possui uma hipótese ou uma tese bem
formulada
Fundamentação
a)
O projeto estabelece diálogo com a literatura pertinente a seu campo de
conhecimento?
b)
Indique referências bibliográficas fundamentais para melhorar o projeto.
Metodologia e procedimentos
a)
O
projeto explicita e justifica a metodologia ou os procedimentos para coleta e
análise de dados?
b)
A
metodologia ou os procedimentos são adequados ao objeto?
c)
Quais
as suas sugestões para melhorar a proposta metodológica do pré-projeto?
Ética
a)
Quando pertinente, o/a autor/a revela preocupação com as implicações éticas da
pesquisa proposta?
b)
Quais as suas sugestões para que o projeto contemple normas éticas?
Título
a)
o projeto tem um título que expressa o que será investigado
Resumo
a)
apresenta objetivos
b)
pressupostos/hipóteses
c)
metodologia
Palavras chaves
a)
expressam as principais noções da discussão
Nenhum comentário:
Postar um comentário