DEPARTAMENTO
DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
10
SEMESTRE 2016- Disciplina:
Introdução aos Estudos da
Educação
Sociologia da Educação II - observe as mudanças de datas relativas a sua turma
RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA
J. SETTON
Monitora – Gabriela Valente (terça-feira)
– gabriela.abuhab.valente@gmail.com
BLOG GPS:
http://praticasdesocializacao.blogspot.com.br/
Título da disciplina – Fundamentos sociais do processo educativo
Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo
apresentar um conjunto de conceitos que habilite os/as alunos/as a pensar sócio
e antropologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve
discussão sobre a especificidade da disciplina sociologia, procurando mostrar
sua importância na formação do educador. Logo em seguida, faremos a leitura de
uma série de artigos de teóricos do campo a fim de fundamentar a proposição
inicial. Nesse sentido, abordar-se-á o potencial da sociologia da educação como
campo de investigação das relações entre individuo,
estrutura/instituições, sentidos e história. Matizando as diferenças entre educação e socialização a discussão pautar-se-á em teorias sobre as
disposições de cultura na contemporaneidade. Por fim, analisando a particularidade
da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma
perspectiva dinâmica e processual. Ao refletir sobre as transformações sofridas
pelo processo educativo no último século, temos ainda a intenção de introduzir
o/a aluno/a aos novos desafios da educação na sociedade atual. Ou seja, seu
caráter plural, multicutural e globalizado.
Cronograma de Aulas e Leituras
1. Dia 16 de fevereiro
Apresentação
do Curso
2. Dia 23 de fevereiro
Durkheim,
Émile. O que é fato social? in MUSSE, Ricardo, Fato Social e Divisão do
Trabalho, Editora Atica, 2007.Pags. 13-17.
3. Dia 01 de março
Berger,
Brigitte & Berger, Peter. O que é uma instituição social? in FORACCHI,
Marialice & MARTINS, José de Souza, Sociologia e Sociedade, Editora Livros
Técnicos e Científicos S.A., 1980, pag.193-199.
4. Dia 08 de março
Berger,
Brigitte & Berger, Peter. Socialização: como ser um membro da sociedade. in
FORACCHI, Marialice & MARTINS, José de Souza, Sociologia e Sociedade,
Editora Livros Técnicos e Científicos S.A., 1980, pag.200-214.
5. Dia 15 de março
Berger,
Brigitte & Berger, Peter. Socialização: como ser um membro da sociedade. in
FORACCHI, Marialice & MARTINS, José de Souza, Sociologia e Sociedade, Editora Livros Técnicos e Científicos S.A.,
1980, pag.200-214.
Projeção
do Filme- Promessa de um novo mundo - a guerra entre palestinos e israelenses
pelos olhos de sete crianças. Direção Justine Shapiro e B.Z. Goldberg, 1:25
min.
ENTREGA
DO PRIMEIRO FICHAMENTO (com direito à comentário)
Dia 22 de março – SEMANA SANTA – não haverá aula
6. Dia 29 de março
Clastres,
Pierre. O arco e o cesto. in A sociedade contra o Estado. Ed. Francisco Alves,
1982, pag.71-89.
7. Dia 05 de abril
Clastres,
Pierre. O arco e o cesto. in A sociedade contra o Estado. Ed. Francisco Alves,
1982, pag.71-89.
Projeção
do documentário - A Amazônia Desconhecida - Brasil -
8. Dia 12 de abril
Sanchis,
Pierre. Cultura Brasileira e Religião...passado e atualidade. in Cadernos CERU,
serie 2, vol.19,n/2, dezembro de 2008, pag.71-92.
Projeção
documentário - Santo Forte - Eduardo Coutinho- Brasil - 1999.
ENTREGA
DOS FICHAMENTOS 2 E 3
Dia 19 de abril
Não
haverá aula - V COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO
DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
9. Dia 26 de abril
Setton,
Maria da Graça.Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. in
Revista Educação e Pesquisa, Faculdade de Educação da USP, jan/jun/, vol. 29,
n/01, 2002. pag.107-116.
10. Dia 03 de maio
Setton,
Maria da Graça.Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. in
Revista Educação e Pesquisa, Faculdade de Educação da USP, jan/jun/, vol. 29,
n/01, 2002. pag.107-116.
e
Bourdieu,
Pierre. Os três estados do capital cultural. in NOGUEIRA, Maria Alice &
CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998, pag.39-64.
11. Dia 10 de maio
Bourdieu,
Pierre. Os três estados do capital cultural. in NOGUEIRA, Maria Alice &
CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998, pag.39-64.
12. Dia 17 de maio
Lahire,
Bernard. Prelúdios e Conclusões. in Sucesso Escolar nos meios populares - as
razões do improvável. Ed. Atica, 1997, pag.11-16 e 334-358.
13. Dia 24 de maio
Lahire,
Bernard. Prelúdios e Conclusões. in Sucesso Escolar nos meios populares - as
razões do improvável. Ed. Atica, 1997, pag.11-16 e 334-358.
14. Dia 31 de maio
Encerramento
aulas
ENTREGA
DOS FICHAMENTOS 4 E 5
Avaliação será composta de três eixos:
a)
frequência às aulas (máximo de 4 faltas)
b)
participação oral em sala de aula e trabalhos e sala de aula
c)
fichamento de 5 textos e discutidos em sala de aula a critério do aluno
Leitura Complementar:
BOURDIEU, P. Uma ciência que perturba. Entrevista à Pierre Thuillier
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgOasAK/pierre-bourdieu-ciencia-que-pertuba-entrevista-a-pierre-thuillier
Nenhum comentário:
Postar um comentário