O Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização (GPS-FEUSP) marcou presença na 4ª edição do Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. O evento foi realizado na Universidade do Porto, em Portugal, entre os dias 19 e 21 de junho de 2014. O tema escolhido foi “Entre Crise e Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal”. Pesquisadores dos dois países apresentaram pesquisas e debateram diversas nuances do tema ao longo de um programa de 8 palestras e mesas de debate e 13 sessões de trabalho.
A coordenadora do GPS, profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton, teve presença ativa durante todo o Colóquio. Participando intensamente da organização do evento, moderou a mesa-redonda “Religião e Educação”; realizou a apresentação “Socialização e Individuação: a Busca pelo Reconhecimento e a Escolha pela Educação” na mesa “Escolhas Escolares e Estratégias de Distinção”; e mediou a sessão de trabalho “Lógicas de Justiça, Equidade e Excelência Escolar”. Além disso, foi uma das três representantes da Comissão Organizadora Brasileira, juntamente com a profa. Dra. Marília Pinto de Carvalho (FE-USP) e o doutorando Elias Gomes. Este último, também pesquisador do Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização, mediou a sessão “Processos de Transição e Reconfiguração Profissional”.
Equipe do GPS - USP (Elias Gomes, Ana Paula Sefton, Maria da Graça J. Setton, Adriane Knoblauch, Rodrigo Ratier)
Apresentação de Ana Paula Sefton
Apresentação de Maria da Graça J. Setton
Além da coordenadora Graça Setton, quatro pesquisadores do GPS apresentaram trabalhos sobre suas pesquisas no evento:
Adriane Knoblauch (pós-doutorado em andamento): “Relação entre Religião, Gosto por Criança e Mudança Social: a Escolha por Pedagogia”, na sessão “Ser professor em Portugal e no Brasil”.
Ana Paula Sefton (doutorado): “Prática Docente e Socialização Escolar para as Diferenças: um Estudo sobre as Estratégias de Transformação da Ordem de Gênero e Sexualidade”, na sessão “Desigualdades na Escola”.
Elias Gomes (doutorado em andamento): “A Gente Reconhece, o Povo não Esquece: a Memória nas Estratégias de Socialização Nacional no Brasil”, na sessão “Lógicas de Justiça, Equidade e Excelência Escolar”.
Rodrigo Ratier (doutorado em andamento): “Entre o Mercado e o Estado de Bem-estar Social: Opiniões de Jornalistas sobre Controvérsias em Educação”, na sessão “Lógicas de Justiça, Equidade e Excelência Escolar”.
No encerramento do evento, ficou decidido que o V Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação será realizado na Universidade de São Paulo, em 2016. A comissão de organização será formada pela profa. Dra. Graça Setton, o prof. Dr. Paulo Carrano (UFF) e um terceiro integrante a decidir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário