quarta-feira, 8 de julho de 2009

Atividade dia 13 de julho

((Mensagem da professora Graça))

Na tentativa de contemplar os interesses dos alunos da disciplina e aproveitando o ambiente estabelecido pós- greve, pensamos em duas atividades que pudessem contribuir para o amadurecimento teórico oferecido pelas leituras do curso bem como pudessem auxiliar no debate acerca dos desafios do descompasso entre universidade e comunidade em geral.

Assim, elaboramos as seguintes atividades:

É essencial a leitura e a apropriação das leituras abaixo relacionadas.

Turma 1

Leitura

Pierre Lévy e os dois primeiros artigos da Revista Educação e Pesquisa, Em foco Educação e Tecnologia (referências no cronograma do curso).

Turma 2

Leitura

Setton, Maria da Graça. A mídia e o ensino superior: é possível a criação de um consenso. Revista Educação e Realidade. FE-UFRGS, vol.27, n.1, 151-181, 2002 (disponível na Internet).

Bourdieu, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 1997.

Início da aula 19:45.

A classe será dividida em dois grupos

1-O primeiro irá montar uma discussão de aproximadamente meia hora para relatar aos colegas:

Como conceituar Cibercultura?

O que seria Educação à Distancia para Pierre Lévy e as outras pesquisadoras?

Qual a importância do conceito Inteligência coletiva neste processo?

Conceitos como interatividade, virtualidade, autonomia individual são importantes neste processo?

A tecnologia é neutra?

À serviço de quem ela está ou deveria estar?

Existe um consenso a respeito?

Qual o papel do professor neste processo? Ele será desqualificado?

2 – O segundo grupo irá montar uma discussão de aproximadamente meia hora para relatar aos colegas quais os instrumentos de tornar a notícia ideológica?

Como desconstruir o argumento da mídia?

Quais os aspectos a reelaborar?

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