quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Agenda agosto/ setembro 2013

Confira os encontros e realizações do GPS para o período.

Dia 05 de agosto
Discussão
Tese Doutorado Michelle Prazeres
Título: A moderna socialização escolar: Um estudo sobre a construção da crença nas tecnologias digitais e seus efeitos para o campo da educação

Dia 21 de agosto
Título: Sociologia do indivíduo e estrutura social.
Faculdade de Educação USP – 14hs

Dia 3 de setembro, às 17h30 na sala 59 da FEUSP 
Discussão
Tese de Doutorado Ana Sefton
Título: A prática docente: um estudo sobre estratégias de transformação das disposições culturais de gênero e sexualidade.

Dia 11 de setembro
Palestra Profa. Maria da Graça Setton
Faculdade de Saúde Pública - USP
Título: A teoria da ação de Pierre Bourdieu

Dia 16 de setembro
Defesa Tese Doutorado Michelle Prazeres
Título: A moderna socialização escolar: Um estudo sobre a construção da crença nas tecnologias digitais e seus efeitos para o campo da educação

Dia 30 de setembro a 02 de outubro
Anped – Goiás

Dia 15 de outubro
Discussão
Relatório Qualificação Rodrigo Ratier
Título: 

Danilo Martuccelli: Sociologia do indivíduo e estrutura social

Em encontro na Faculdade de Educação da USP, o sociólogo peruano Danilo Martuccelli, Professor de Sociologia da Universidade Paris-Descarte (Sorbonne, Paris)  falou sobre as especificidades do processo de individuação na América Latina.

Martuccelli afirma que, na América Latina, o que sustenta os indivíduos não são as instituições, mas os laços sociais e as habilidades pessoais. "Cada indivíduo é um super-ator relacional", diz.

Na região, os indivíduos - ao contrário do que acontece com os países do Norte - não são construídos nas instituições, mas sim nas práticas sociais e sustentados na vida social. "na América Latina, os indivíduos estão sempre resolvendo situações, que as instituições não dão conta de solucionar", afirma.

A professora Maria da Graça Setton, coordenadora do GPS, lembrou que a obra de Martuccelli (leia mais aqui) oferece à sociologia uma contribuição significativa ao promover uma inflexão de pensar o indivíduo em um campo dedicado ás estruturas e aos grupos sociais. "Além disso, promove um encaixe desta leitura na nossa realidade latinoamericana e faz uma sociologia histórica", lembrou Setton.

Após a palestra de Martuccelli, os alunos e professores que estavam na platéia tiveram a oportunidade de fazer algumas perguntas ao sociólogo.

Confira algumas imagens do encontro.




quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Produção - Gabriela Valente

Artigos

Religião e educação: um desafio para o trabalho docente – entrevista com Françoise Lantheaume
http://praticasdesocializacao.blogspot.com/2018/09/nova-publicacao-gps.html

1.
 VALENTE, G. A.. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 29, p. 107-127, 2018.
Acesse aqui

2.
VALENTE, G. A.. A religiosidade na prática docente. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 98, p. 198-211, 2017.
Acesse aqui

3.
 SETTON, Maria da Graça ; VALENTE, G. A. . Religião e Educação no Brasil um estado da arte - 2003/2013. Cadernos de Pesquisa (Fundacao Carlos Chagas), v. 46, p. 410-440, 2016.
Acesse aqui

4.
DANTAS, A. S. R. ; VALENTE, G. A. . A EDUCAÇÃO NAS TRAJETÓRIAS DAS DESIGUALDADES. Cadernos de Pesquisa, v. 46, p. 1272-1277, 2016.
Acesse aqui

5.

VALENTE, G. A.; SETTON, Maria da Graça . Notas etnográficas sobre a religiosidade na escola. CADERNOS CERU (USP), v. 25, p. 179-195, 2014.
Acesse aqui

Capítulos de livros publicados
1.
 VALENTE, G. A.. Pluralidade religiosa e religião no ambiente escolar. In: Elie Ghanem; Marcos Garcia Neira. (Org.). Educação e diversidade cultural no Brasil. 1ed.: , 2014, v. , p. 79-.

Poster
Socialização religiosa na escola pública: um estudo sobre estratégias difusas de transmissão de disposições de cultura
Poster apresentado na 36a Reunião anual da Anped / 2013.