sexta-feira, 31 de maio de 2013

Publicações de Paula Bueno

Artigos completos publicados em periódicos

BUENO, Roberto Eduardo; BUENO, Paula A. R.; MOYSES, Simone T.; MOYSES, Samuel J.; CARVALHO, Max. L. ; FRANCA, Beatriz H. S. Sustainable development and child health in the Curitiba metropolitan mesoregion, State of Paraná, Brazil. Health and Place, v. 19, p. 167-173, 2013. Disponível aqui.

BUENO, Paula  Alexandra Reis;DALLA COSTA, Rosa Maria Cardoso; BUENO, Roberto Eduardo. A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 39, p. 493-507, 2013. Disponível aqui.


Resumos expandidos publicados em anais de congressos


BUENO, P. A. R. . A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar. In: I Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Profissional Docente. 'A Aprendizagem Docente em Foco'., 2013, Curitiba. Anais do I Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Profissional Docente.. Curitiba: Editora UTFPR, 2013. Disponível aqui.


BUENO, R. E. ; MOYSES, S. T. ; MOYSES, S. J. ; BUENO, P. A. R. . CONSTRUCTION AND ANALYSIS OF CONCEPTUAL MODEL FOR HUMAN DEVELOPMENT AND HEALTH PROMOTION: INTERFACES BETWEEN SUSTAINABILITY, GOVERNANCE AND EQUITY. In: XIV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação Strictu Sensu, 2012, Curitiba. XIV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação Strictu Sensu, 2012. Disponível aqui.



Bueno, R. E. ; MOYSES, S. T. ; BUENO, P. A. R. ; MOYSES, S. J. . CONCEPTUAL MODEL FOR HUMAN DEVELOPMENT AND HEALTH PROMOTION: INTERFACES BETWEEN SUSTAINABILITY, GOVERNANCE AND EQUITY. In: ORAL HEALTH RESEARCH MEETING, 2012, FLORIANÓPOLIS. ORAL HEALTH RESEARCH MEETING, 2012.


Resumos publicados em anais de congressos 

BUENO, R. E. ; BUENO, P. A. R. ; MOYSES, S. J. ; MOYSES, S. T. . Sustentabilidade e governança no desenvolvimento humano e na promoção da equidade em saúde.. In: III SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE., 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais do III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde: Ampliando o Diálogo com o Governo e a Sociedade.. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2011. Disponível aqui.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pesquisas de Gabriela Valente

Doutorado:
As práticas docentes e a questão religiosa

Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a gênese das disposições de cultura de docentes e suas lógicas de ação quando se deparam com situações envolvendo a questão religiosa. Trata-se de uma pesquisa de doutorado de inspiração etnográfica e que pretende fazer uma análise com dimensões internacionais sobre a prática docente, avaliando as referências e argumentos disposicionais que são mobilizados na prática docente por professores/as franceses e brasileiros do Ensino Fundamental II (collège). A pesquisa situa-se na área de Sociologia da Educação, privilegiando como aportes a teoria da socialização e a sociologia pragmática. O estudo traz o debate sobre laicidade estatal e a questão religiosa na esfera pública educacional, utilizando referências teóricas brasileiras e francesas. Parte-se do pressuposto de que, algumas características culturais e disposicionais dos/as docentes, a saber, suas disposições híbridas de habitus, servem como um operador analítico das articulações de recursos mediadores de suas ações e discursos. Levando em conta a configuração sociocultural específica de cada país, a gênese da prática docente é analisada, a partir de uma perspectiva processual e relacional, onde a conformação de aspectos históricos, valorativos, individuais e contextuais se conjugariam, ora em tensão, ora em sinergia. Conclui-se que a prática docente nos dois países é resultado de uma pluralidade de lógicas de ação e que, a existência de um debate público sobre a questão religiosa e do conhecimento de normas sobre a laicidade, são fundamentais na definição da ação dos professores.
Palavras chaves: escola pública; prática docente; religião; educação; laicidade

Previsão de defesa: maio de 2019


Mestrado:
A presença oculta da religiosidade na prática docente

Resumo
Este estudo propõe a identificação e a análise da presença da religiosidade na escola pública a partir da observação de estratégias e mecanismos difusos. Partiu-se da hipótese de que a religiosidade estaria presente na escola de forma velada e naturalizada. Para contextualizar a religiosidade no ambiente escolar foi preciso dirigir o olhar para as formas como esse fenômeno se apresenta na sociedade brasileira e como os indivíduos pertencentes a essa sociedade percebem sua/s religiosiosidade/s. Para alcançar o escopo pretendido, procedeu-se a um estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. Utilizou-se um arsenal de técnicas de coleta de dados inspiradas na metodologia etnográfica e construídas a partir da noção de cultura escolar (FORQUIN, 1993), entre elas, a observação de campo, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras. A partir da triangulação desses dados, construíram-se perfis de duas docentes com o objetivo de analisar suas práticas profissionais. Para categorizar as respectivas práticas utilizou-se a noção de crença (BOURDIEU, 2001). Dessa forma, como primeira conclusão pode-se dizer que são as crenças individuais configuradas, entre elas as religiosas, que fomentam as práticas docentes, devido à ausência de balizas ou limites a essas práticas. Consequentemente, a religiosidade, além de estar presente na prática destas profissionais, também influencia o processo de socialização das crianças que frequentam esse ambiente. Por fim, foi constatada a presença da religiosidade na escola pública de forma oculta, sendo a sua invisibilidade ao olho nu o que a legitima e a mantém de forma perene.

Palavras chave: Brasil, Escola pública, Prática docente, Religião, Religiosidade

Dissertação apresentada em 24 de junho de 2015.
Acesse aqui