quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Oficina de Produção de vídeos

Objetivo: Realizar um vídeo, trabalhando em grupos desde a formatação do
roteiro, passando pela captação e edição. Oferecer uma visão sobre os
gêneros e formatos de vídeos mais utilizados por universidades, apresentando
suas principais características e aplicações. Apresentar o fluxo de
produção de um vídeo e um modelo para projetos de vídeos.

Público-alvo: Professores.
Duração: 2 dias - 10 e 11 de setembro - 9:00 às 17:00 horas
Local: Estudio - sala 118 - Bloco B - Faculdade de Educação
Professor: Adriano Adoryan

Candidatos por gentileza enviar e-mail para digital@fe.usp.br até o dia
28/08/09.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Seminário: O Plano de Desenvolvimento da Educação – resultados e desafios

Seminário: O Plano de Desenvolvimento da Educação – resultados e desafios

14 e 15 de setembro – São Paulo

Em abril de 2007, o governo federal anunciou o Plano de Desenvolvimento da
Educação – PDE. A iniciativa estimulou debates, críticas e elogios. Dois
anos depois, convidamos você a fazer conosco a avaliação de sua
implementação.
Participe!

14 de setembro

8h – Credenciamento
8h45 – Abertura: Maria Malta Campos (presidenta da Ação Educativa)
9h – “PDE 2 anos – balanço de resultados e desafios” – Fernando Haddad,
ministro da Educação

Mesa 1 - 10h 15 – O PDE: acesso e qualidade
Jorge Abrahão (IPEA); Maria do Pilar Lacerda (MEC); Naomar Monteiro de
Almeida Filho (UFBA/Conselho Desenvolvimento Econômico e Social-CDES); Vera
Masagão Ribeiro (Ação Educativa); Maria do Carmo Brant de Carvalho (Cenpec)

Mesa 2 – 14h – PDE e Desenvolvimento
André Lázaro (MEC); André Baniwa (vice-prefeito de São Gabriel da
Cachoeira/AM); David Barros (Conselho Nacional de Juventude); Claudia
Werneck (Escola de Gente); Maria Clara Di Pierro (USP); Mônica Molina (UnB);
Valter Silvério (UFSCar); Clemente Ganz (Observatório da Equidade/CDES e
Dieese)


15 de setembro

Mesa 3 - 9h 30 – Partilha das responsabilidades
Cleuza Repulho (secretária municipal de educação de São Bernardo/SP); Maria
Alice Setubal (Cenpec); Paulo Renato de Souza (secretário educação do estado
de São Paulo – a confirmar); Maria Beatriz Luce (UFRGS e Conselho Nacional
de Educação-CNE)

Mesa 4
14h – Participação e controle social
Augusto Chagas (UNE e CDES); César Callegari (CNE e secretário municipal de
educação de Taboão da Serra/SP); Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito
à Educação); Maria do Rosário (deputada federal e presidente da Comissão
Educação); Mozart Ramos (Compromisso Todos pela Educação); Roberto Franklin
de Leão (CNTE); Sérgio Haddad (Ação Educativa e CDES)

O Plano de Desenvolvimento da Educação – resultados e desafios

Data: 14 e 15 de setembro
Local: Rua General Jardim nº 182 – Centro - próximo à Estação República do
Metrô

Inscrições – pde@acaoeducativa.org – F.: (11) 3151-2333 ramal 101
O evento é gratuito

Se você possui algum tipo de deficiência, por favor, entre em contato para
que possamos garantir sua acessibilidade. Haverá interpretação em LIBRAS.

Realização:
Ação Educativa/Observatório da Educação
Cenpec
Observatório da Equidade/CDES
Avina

Apoio Institucional:
EED

Apoio:
Fundação Ford
Save the Children
Aliança Francesa

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Introdução aos Estudos da Educação - AVISO

Pessoal,

Verifiquei os textos na xerox e o texto para a próxima aula, de Wright MILLS deve ser lido apenas em seu primeiro capítulo, "A promessa", que vai até a página 31.

A xerox grampeou junto com este capítulo o restante das cópias do mesmo livro.
O outro capítulo é a leitura complementar da aula 3, como vocês podem verificar bnos programas.

A leitura para a próxima aula é apenas do primeiro capítulo.
Ou seja: até a página 33.


Um abraço
Michelle

Introdução aos Estudos da Educação - PROGRAMA DAS TURMAS DE QUINTA

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
2º SEMESTRE 2009 Disciplina – Introdução aos Estudos da Educação
RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON
Título da disciplina – O processo de socialização – aspectos de sua dimensão tradicional e moderna.
Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo ou socializador. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência Sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque a discussões contemporâneas sobre o tema, discutiremos o alcance e o limite de cada uma das instâncias educativas/socializadoras no sentido de abordar as instituições tradicionais (família e religião) e modernas (escola e mídias), considerando as especificidades de cada uma delas. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo em uma nova configuração sócio-cultural. Ao refletir sobre as transformações sofridas pelo processo educativo no último século, temos ainda a intenção de introduzir o aluno aos novos desafios da educação na sociedade atual.
Cronograma
1-20 de agosto
Apresentações – discussão sobre o programa de curso
2 – 27 de agosto
MILLS, Wright (1964). “A promessa”. In: A imaginação sociológica. Ed. Zahar. Rio de Janeiro.
3 – 03 de setembro
MILLS, Wright (1964). “A promessa”. In: A imaginação sociológica. Ed. Zahar. Rio de Janeiro.
Bibliografia Complementar
ELIAS, Norbert (1999). Introdução à sociologia. Lisboa: Ed.70, p.13-34. (Introdução)
MILLS, Charles Wright (1965). A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, p.211-243. (Apêndice – Do artesanato intelectual.)
NISBET, Robert. A sociologia como uma forma de arte. In: Revista Plural, USP, São Paulo.
BERGER, Peter L (1986). Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes.
BOURDIEU, Pierre (1980). Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In: _________. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, p.16-20.
4 - 10 de setembro
DURKHEIM, Emile (1978), “A Educação – sua natureza e função”. In: Educação e Sociologia. Pp.33-49.
5 - 17 de setembro
DURKHEIM, Emile (1978), “A Educação – sua natureza e função”. In: Educação e Sociologia. Pp.33-49.
6 - 24 de setembro
BERGER, Peter, (2003), “Religião e construção do mundo”. In: O dossel sagrado. Ed. Paulus, São Paulo.
Bibliografia Complementar
SANCHIS, Pierre. (2006). Cultura Brasileira e religião...passado e atualidade. Cadernos CERU, série 2, vol.19, n.2, dezembro 2008.
DURKHEIM, Emile. Excertos dos textos “Sociedade como fonte do pensamento lógico”, “Algumas formas primitivas de classificação” e Sociologia da religião e teoria do conhecimento”. In: Durkheim, Coleção Grandes Cientistas Sociais, Ática, São Paulo, 1978.
7 - 01 de outubro
BERGER, Peter, (2003), “Religião e construção do mundo”. In: O dossel sagrado. Ed. Paulus, São Paulo.
8 - 08 de outubro
Projeção do Filme - Um violinista no Telhado – 1971 – Norman Jewison – 180min.
GIDDENS, Anthony. (2000), “Família” e “Tradição”. In: Mundo em descontrole - o que a globalização está fazendo de nós. Ed. Record. Rio de Janeiro / São Paulo.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. Cinema: instrumento reflexivo e pedagógico. In A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. Ed. Annablume, São Paulo, 2004e, pp. 67-80.
9 - 15 de outubro
Prova
10 - 22 de outubro
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas (1983). “A sociedade como realidade subjetiva”. In: A construção social da realidade. Ed. Vozes. Petrópolis. Pp.173-184
11 - 29 de outubro
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas (1983). “A sociedade como realidade subjetiva”. In: A construção social da realidade. Ed. Vozes. Petrópolis. Pp.184-195
12 - 05 de novembro
CANDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In Contribuição sociológica aos cursos especializados de administração escolar. s/d.
Bibliografia Complementar
NÓVOA, Antônio (1991). “Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente”. In: Teoria e Educação, nº. 4, São Paulo.
13 - 12 de novembro
GIDDENS, Anthony. (1994), “Introdução” In: Modernidade e Identidade Pessoal. Ed. Celta. Portugal, p.1-8.
Bibliografia Complementar
GIDDENS, Anthony (1991) As conseqüências da modernidade, Ed. UNESP, São Paulo.
14 - 19 de novembro
GIDDENS, Anthony. (1994), “Introdução” In: Modernidade e Identidade Pessoal. Ed. Celta. Portugal, p.1-8.
15 - 26 de novembro
DUBET, François. A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização escolar. Contemporaneidade e Educação, ano III, março, São Paulo, p.27-33.
Bibliografia Complementar
DUBET, François, (1996), Sociologia da Experiência. Instituto Piaget, Lisboa.
16 - Dia 03 de dezembro
Prova
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação em sala de aula, trabalhos em grupo, provas e fichamentos optativos.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera essenciais
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a idéia principal ali anunciada
3 – Faça uma síntese contendo
d. os objetivos do texto
e. o argumento do autor e
f. a sua conclusão
OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.
“A explicação sociológica exige, como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender a vida em sociedade como estando submetida a uma ordem, produzida pelo próprio concurso das condições, fatores e produtos da vida social”. Florestan Fernandes.
......A sociologia da educação é um capítulo, e não dos menores, da sociologia do conhecimento e também da sociologia do poder – sem falar da sociologia das filosofias do poder. Longe de ser este tipo de ciência aplicada, portanto inferior e adequada somente para os pedagogos, que se acostumaram a vê-la dessa forma, ela se situa na base de uma antropologia geral do poder e da legitimidade: ela conduz, com efeito, ao princípio dos “mecanismos” responsáveis pela reprodução das estruturas sociais e pela reprodução das estruturas mentais que, por lhe serem genética e estruturalmente vinculadas, favorecem o desconhecimento da verdade dessas estruturas objetivas e, por isso, o reconhecimento de sua legitimidade.
Estruturas sociais e estruturas mentais, Pierre Bourdieu. In Teoria e Educação, 3, 1991, pp113-119.

Introdução aos Estudos da Educação - PROGRAMA DAS TURMAS DE SEGUNDA

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
2º SEMESTRE 2009 Disciplina – Introdução aos Estudos da Educação
RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON
Título da disciplina – O processo de socialização – aspectos de sua dimensão tradicional e moderna.
Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo ou socializador. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência Sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque a discussões contemporâneas sobre o tema, discutiremos o alcance e o limite de cada uma das instâncias educativas/socializadoras no sentido de abordar as instituições tradicionais (família e religião) e modernas (escola e mídias), considerando as especificidades de cada uma delas. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo em uma nova configuração sócio-cultural. Ao refletir sobre as transformações sofridas pelo processo educativo no último século, temos ainda a intenção de introduzir o aluno aos novos desafios da educação na sociedade atual.
Cronograma
1-17 de agosto
Apresentações – discussão sobre o programa de curso
2- 24 de agosto
MILLS, Wright (1964). “A promessa”. In: A imaginação sociológica. Ed. Zahar. Rio de Janeiro.
Bibliografia Complementar
ELIAS, Norbert (1999). Introdução à sociologia. Lisboa: Ed.70, p.13-34. (Introdução)
MILLS, Charles Wright (1965). A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, p.211-243. (Apêndice – Do artesanato intelectual.)
NISBET, Robert. A sociologia como uma forma de arte. In: Revista Plural, USP, São Paulo.
BERGER, Peter L (1986). Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes.
BOURDIEU, Pierre (1980). Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In: _________. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, p.16-20.
3 - 31 de agosto
MILLS, Wright (1964). “A promessa”. In: A imaginação sociológica. Ed. Zahar. Rio de Janeiro.
07 de setembro
Semana da Pátria não haverá aula
4- 14 de setembro
DURKHEIM, Emile (1978), “A Educação – sua natureza e função”. In: Educação e Sociologia. Pp.33-49.
5 - 21 de setembro
DURKHEIM, Emile (1978), “A Educação – sua natureza e função”. In: Educação e Sociologia. Pp.33-49.
6- 28 de setembro
BERGER, Peter, (2003), “Religião e construção do mundo”. In: O dossel sagrado. Ed. Paulus, São Paulo.
Bibliografia Complementar
SANCHIS, Pierre. Cultura Brasileira e religião...passado e atualidade. In Cadernos CERU, série 2, vol.19, n.2, dezembro 2008.
DURKHEIM, Emile. Excertos dos textos “Sociedade como fonte do pensamento lógico”, “Algumas formas primitivas de classificação” e Sociologia da religião e teoria do conhecimento”. In: Durkheim, Coleção Grandes Cientistas Sociais, Ática, São Paulo, 1978.
7 – 05 de outubro
BERGER, Peter, (2003), “Religião e construção do mundo”. In: O dossel sagrado. Ed. Paulus, São Paulo.
12 de outubro
Feriado Religioso
8 - 19 de outubro
Projeção do Filme - Um violinista no Telhado – 1971 – Norman Jewison – 180min.
GIDDENS, Anthony. “Família” e “Tradição”. In: Mundo em descontrole - o que a globalização está fazendo de nós. Ed. Record. Rio de Janeiro / São Paulo, 2000.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. Cinema: instrumento reflexivo e pedagógico. In A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. Ed. Annablume, São Paulo, 2004, pp. 67-80.
9 - 26 de outubro
Prova
02 de novembro
Feriado Finados
10 - 9 de novembro
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas (1983). “A sociedade como realidade subjetiva”. In: A construção social da realidade. Ed. Vozes. Petrópolis. Pp.173-184
11- 16 de novembro
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas (1983). “A sociedade como realidade subjetiva”. In: A construção social da realidade. Ed. Vozes. Petrópolis. Pp.184-195


12- 23 de novembro
CANDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In Contribuição sociológica aos cursos especializados de administração escolar. s/d.
Bibliografia Complementar
NÓVOA, Antônio. “Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente”. In: Teoria e Educação, nº. 4, São Paulo, 1991.
13 - 30 de novembro
GIDDENS, Anthony. (1994), “Introdução” In: Modernidade e Identidade Pessoal. Ed. Celta. Portugal, p.1-8.
Bibliografia Complementar
GIDDENS, Anthony (1991) As conseqüências da modernidade, Ed. UNESP, São Paulo.
14 – 07de dezembro
DUBET, François. A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização escolar. Contemporaneidade e Educação, ano III, março, São Paulo, p.27-33.
Bibliografia Complementar
DUBET, François, (1996), Sociologia da Experiência. Instituto Piaget, Lisboa.
15 – 14 de dezembro
Prova
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação em sala de aula, trabalhos em grupo, provas e fichamentos optativos.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera essenciais
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a idéia principal ali anunciada
3 – Faça uma síntese contendo
a. os objetivos do texto
b. o argumento do autor e
c. a sua conclusão

OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.
“A explicação sociológica exige, como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender a vida em sociedade como estando submetida a uma ordem, produzida pelo próprio concurso das condições, fatores e produtos da vida social” Florestan Fernandes.
......A sociologia da educação é um capítulo, e não dos menores, da sociologia do conhecimento e também da sociologia do poder – sem falar da sociologia das filosofias do poder. Longe de ser este tipo de ciência aplicada, portanto inferior e adequada somente para os pedagogos, que se acostumaram a vê-la dessa forma, ela se situa na base de uma antropologia geral do poder e da legitimidade: ela conduz, com efeito, ao princípio dos “mecanismos” responsáveis pela reprodução das estruturas sociais e pela reprodução das estruturas mentais que, por lhe serem genética e estruturalmente vinculadas, favorecem o desconhecimento da verdade dessas estruturas objetivas e, por isso, o reconhecimento de sua legitimidade.
Estruturas sociais e estruturas mentais, Pierre Bourdieu. In Teoria e Educação, 3, 1991, pp113-119.